PERCEPÇÕES SOBRE O SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL E SUA ATUAÇÃO VISANDO À INTEGRAÇÃO ENTRE PAÍSES POR MEIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Rita de Cássia Marques Lima de Castro Universidade de Mogi das Cruzes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2014.101340

Palavras-chave:

América do Sul, Relações Internacionais, Organizações Internacionais.

Resumo

Mediante revisão bibliográfica e questionário via web, este artigo apresenta uma análise da atuação do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) com foco na integração de países pela Educação Superior Universitária. Embora haja diversas tentativas do MERCOSUL visando à maior integração, constata-se que: (i) houve menos avanços no setor terciário universitário que em outros níveis; (ii) há diferenças significativas sem reconhecer o papel do SEM ao se comparar as respostas do grupo I – Argentina, Paraguai e Uruguai, com maior índice de respostas favoráveis, e os do grupo II – Brasil, onde também é maior o nível de desconhecimento sobre o tema.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Castro, R. de C. M. L. de. (2014). PERCEPÇÕES SOBRE O SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL E SUA ATUAÇÃO VISANDO À INTEGRAÇÃO ENTRE PAÍSES POR MEIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSITÁRIA. Brazilian Journal of Latin American Studies, 13(25), 53-73. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2014.101340

Edição

Seção

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