A EDUCOMUNICAÇÃO EM CUBA: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Felipe Ortiz Chibás Escola de Comunicações e Artes(ECA) e Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2015.103417

Palavras-chave:

Educomunicação, Criatividade, Gestão da comunicação, Gestão de projetos, Responsabilidade Social.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um resumo da história da Educomunicação em Cuba para contextualizar as causas do surgimento deste movimento, bem como suas principais tendências e representantes. São demonstradas as principais diferenças e semelhanças das práticas da Educomunicação em Cuba, além de compará-las as de outros países e realiza-se uma reflexão sobre a projeção e possibilidades futuras deste movimento no país. O trabalho está embasado na revisão bibliográfica e em documentos internos das organizações e entidades pesquisadas, assim como na observação participativa e experiência direta do autor em muitas das práticas descritas. As conclusões sugerem que a perspectiva da Educomunicação em Cuba está ligada a utilização das novas tecnologias junto às manifestações artísticas, assim como no aprofundamento teórico e no debate epistemológico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ortiz Chibás, Escola de Comunicações e Artes(ECA) e Universidade de São Paulo (USP)

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2005), mestrado em Cultura e Comunicação pelo Programa em Integração da América Latina(PROLAM) pela USP (2000) em ambos casos foi orientado pela Profa. Dra. Margarida Kunsch Kroling. Tem licenciatura em Psicologia pela Universidade de La Habana, Cuba. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Comunicação , Marketing Digital, Marketing Cultural, Marketing de Responsabilidade Social, Gestão de projetos inovadores, Criatividade e dinâmica grupal, Educação a distancia, Psicologia Educacional e Organizacional e Gestão cultural com ênfase em pesquisa comparada desde uma perspectiva internacional e multicultural. Possui experiência prática e teórica nestes temas. Professor e pesquisador, possui mais de 20 anos de experiência na docência em nível de graduação e pós-graduação. Orientador de monografias nas áreas de marketing gestão de projetos, educação a distancia, psico-pedagogia, novas tecnologias associadas à educação, criatividade, marketing, gestão da comunicação, etc. Autor de livros publicados em vários países que abordam estratégias e técnicas de gestão de projetos que foram implementadas pelo Ministério de Educação de Cuba (MINED) e hoje são utilizadas por mais de 20 000 professores em Cuba. Possui ampla experiência internacional na formação de comunicadores e educadores. Consultor de marketing e gestão de projetos midiáticos, assim como outros assuntos para a rede internacional Tephinet e as empresas internacionais Anova(Espanha), Agrasun(Estados Unidos), Digital Sinergy(Estados Unidos) e Hand of Innovation (Brasil). Professor convidado da Universidade de Havana, foi Coordenador metodológico dos projetos comunitários responsáveis da UNEAC de Cuba. Possui experiência na coordenação de eventos internacionais, como o recentemente concluído em Havana, CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE (janeiro de 2013), organizado pela UNEAC, Universidad de la Habana e ECA-USP. Tem experiência na implementação de programas e projetos, coordenação, criação de conteúdos e tutoria de cursos EAD desde uma perspectiva educomunicacional no setor empresarial, de ONGs e educacional envolvendo professores e alunos de vários países, assim como na produção de materiais didáticos para cursos presenciais e e-learning. Implantou projetos de plataformas e-learning em várias organizações, entre as que se destaca a implementada para a Perfectu, representante no Brasil da Global Estrategias, empresa multinacional de Consultoria, Marketing e Educação a distancia, vinculada às universidades europeias, presente em 15 países de 4 continentes que oferece cursos para o setor empresarial e educacional. Se desempenha como diretor da Perfectu a mais de 8 anos. Fazendo parte dessa empresa também coordenei a realização de mais de 70 vídeos e a abertura de um canal de TV de internet. É autor e coordenador dos blogs Doadores da Esperança (foco em responsabilidade social) e CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE((foco no intercambio intelectual e cultural Brasil e Cuba )que são os veículos oficiais de comunicação desses dois projetos. É professor colaborador da ECA-USP nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações públicas, onde ministra a disciplina de Mercadologia e publicidade. É professor da Universidade Presbisteriana Mackenzie onde ministra as disciplinas de Gestão de negócios e Marketing Verde. É também professor na ESPA-FGV e Faculdades Drummond.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Chibás, F. O. (2015). A EDUCOMUNICAÇÃO EM CUBA: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. Brazilian Journal of Latin American Studies, 14(27), 27-41. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2015.103417

Edição

Seção

Artigos