Políticas afirmativas regulatórias para a educação hospitalar

um estudo comparativo entre Brasil e Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161722

Palavras-chave:

Educação Hospitalar, Direito à Educação, Estudos Comparados, Brasil, Argentina

Resumo

O presente trabalho assume como proposta discutir o direito à educação em ambientes hospitalares, tanto no Brasil como na Argentina. Mediante uma pesquisa comparativa entre as políticas afirmativas e regulatórias, constatou-se que o principal encontro entre educação e saúde se dá através da proteção das crianças, jovens e adolescentes ao seu desenvolvimento e aos processos cognitivos e afetivos de construção de seu aprendizado, prescritos em leis de caráter nacional. Porém, enquanto o Brasil inscreve a Classe Hospitalar dentro da modalidade da Educação Especial, na Argentina esta é reconhecida como modalidade própria (Educação Hospitalar e Domiciliar), com fins e objetivos específicos.

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Biografia do Autor

  • Andrea Cristiane Maraschin Bruscato, Universidade Federal de São Paulo

    Doutora em Educação pelo PPGEdu/FACED/UFRGS, na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Pedagoga Coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital São Paulo, vinculada ao Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

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Publicado

2019-12-30

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Artigos

Como Citar

Bruscato, A. C. M. (2019). Políticas afirmativas regulatórias para a educação hospitalar: um estudo comparativo entre Brasil e Argentina. Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(35), 120-131. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161722