O cinema de Sara Gómez: uma leitura sobre o contexto pós-revolução em Cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.169808

Palavras-chave:

Cinema, Sara Gómez, Dicotomias, Modernidade, Identidades

Resumo

Este artigo apresenta aspectos do cinema da cineasta cubana Sara Gómez a partir da análise de alguns dos elementos presentes em seu único longa-metragem De cierta manera (1974). O filme subsidia discussões sobre a sociedade cubana no período pós-revolução de 1959, os problemas sociais, os conflitos e dicotomias existentes entre antigos valores e tradições diante do processo de transformação em curso. Apesar de considerar a leitura de que o filme apresenta uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade cubana dos anos 1970, proponho uma reflexão sobre a questão da crise das identidades perante o processo modernizador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice Elias da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: cleoelias28@gmail.com.

Referências

AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea – Teorias de cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora 34/Edusp, 1995.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução: Carlos Felipe Moisés; Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

DAVIES, Catherine. Modernity, masculinity and Imperfect Cinema in Cuba. Screen, v. 38, n. 4, winter 1997. Glasgow, Scotland, UK, pp. 345‐359.

DÁVILLA, Ignacio Del Valle; VILLAÇA, Mariana. Revolução Cubana e documentário – 60 anos. DOC On-line, p.2-11, set.2019. Disponível em: < http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/650/467> Acesso em 12 jul. 2020.

FILMER, Paul. A estrutura do sentimento e das formações sócios-culturais: o sentido de literatura e de experiência para a sociologia da cultura de R. Williams. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, p. 371-396, 2009. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1944/1582> Acesso em 17 mai. 2020.

GÓMEZ, Sara. Respuestas a una encuesta sobre el cine documental didáctico. Pensamiento Crítico, 42, 1970.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JARBADO, Mercedes (Org.). Feminismos negros: una antologia. Madrid: Traficantes de sonhos/Mapas, 2012.

MESQUITA, Cláudia Cardoso; VEIGA, Roberta. O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De cierta manera. In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 11 a 14 jun.2019, p. 1-20. Disponível em: < http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_R23FBX7T3FTK5NEJQL1Q_28_7837_22_02_2019_11_49_12.pdf> Acesso em 12 mai. 2020.

MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira: pontos de partida para uma revisão histórica. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1977.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.

RICH, B. Ruby. An/Other view of New Latin American Cinema. Iris – a jornal of theory on image and sound, n.13, 1991, pp. 5‐27.

SCHUTZ, Alfred. Collected Papers. The Hague: Nijhoff, 1962, v.2.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

VALDÉS LEÓN, Camila. De cierta manera. Lecturas de Frantz Fanon en Sara Gómez. Cuadernos del Caribe, San Andrés Isla, n. 19, p.45-51, jan-jun.2015. Disponível em: < https://revistas.unal.edu.co/index.php/ccaribe/article/view/53508> Acesso em 12 mai. 2020.

VEIGA, Ana Maria. Radicalizar e “Cine Imperfecto” cubano – Sara Gómez. História Revista, Goiânia, v.23, n.1, p.28-48, jan./abr. 2018. (DOI: hr.v23i1.51912)

VILLAÇA, Mariana. Aproximações e tensões entre o ICAIC e a política cultural em Cuba. Ideas: Idée d’Amériques, Paris, n.7, p. 1-15, Printemps/Été, 2016. (https://doi.org/10.4000/ideas.1366)

VILLAÇA, Mariana. Cinema Cubano. Revolução e Política Cultural. São Paulo: Alameda, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, C. E. da. (2020). O cinema de Sara Gómez: uma leitura sobre o contexto pós-revolução em Cuba . Brazilian Journal of Latin American Studies, 19(38), 29-45. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.169808

Edição

Seção

Artigos