Desenhar e (D)escrever: integração de história da arte e pensamento social na América Latina (século XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.182111

Palavras-chave:

Artistas viajantes, Relatos de viagem, Alteridades, América Latina, Guido Boggiani

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta metodológica de abordagem da atuação e da produção de artistas visuais (pintores e fotógrafos; europeus e latino-americanos) que, tendo realizando viagens, curtas ou longas, ou se transferindo para países estrangeiros, dentro da América Latina, tenham produzido, além de obras inerentes aos seus campos artísticos (pinturas, desenhos, gravuras, fotografias etc.), também textos descritivos, narrativos e/ou analíticos (cartas, diários, relatos, relatórios, ensaios, livros, conferências, manifestos, artigos etc.), para comentar, analisar, ilustrar com palavras os cenários, os elementos e os aspectos das várias dimensões da alteridade (étnica, racial e social) da região com as quais tenham entrado em contato. O objetivo do trabalho é  apresentar uma proposta de uma linha temática e metodológica capaz de superar a disciplinarização nos estudos voltados ao pensamento social e à produção intelectual sobre América Latina. Para exemplificar a proposta, será abordado o caso de Guido Boggiani.

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Biografia do Autor

  • Andrea Ciacchi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

     Antropólogo pela Universidade de Roma – La Sapienza –, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Estudos Ibéricos pela Universidade de Bolonha. E-mail: andrea.ciacchi@unila.edu.br

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Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desenhar e (D)escrever: integração de história da arte e pensamento social na América Latina (século XIX). (2021). Brazilian Journal of Latin American Studies, 20(39), 74-94. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.182111