Pedagogias de(s)coloniais: entre experiências e considerações teórico-epistemológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.183179

Palavras-chave:

Pedagogias de(s)coloniais, Saberes, Fazeres, América Latina

Resumo

“Pedagogias de(s)coloniais: Saberes e fazeres” é um livro de autoria coletiva publicado em 2020. Assume a polifonia de diferentes perspectivas com olhares de pesquisadores da Argentina, Brasil e Bolívia. Esta resenha resgata as contribuições do livro quanto a: a relevância acadêmica e prática das pedagogias de(s)coloniais em desafiar o padrão hegemônico na América Latina; as abordagens de e nas experiências em que enlaces teóricos e práticos estão entrelaçados em um amplo arco de atuações, que incluem pesquisa, extensão, ensino e a própria vida; as pistas conceituais, epistemológicas e metodológicas das pedagogias de(s)coloniais emergem de perspectivas distintas e complementares, que denunciam a articulação das opressões enquanto anunciam suas possibilidades de transformação. A visibilização de experiências de diversos territórios e em múltiplos registros expressivos permite que o livro, como um todo, interrompa as pedagogias tradicionais.

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Biografia do Autor

María Mercedes Palumbo, Universidad Nacional de Luján (CONICET-UNLu) / Universidad de Buenos Aires (UBA)

Investigadora Asistente del CONICET. Doctora en Ciencias de la Educación (UBA). Profesora de grado y posgrado en la Universidad Nacional de Luján y la Universidad de Buenos Aires. E-mail:mer.palumbo@gmail.com

Paula Ramírez, Universidad Nacional del Comahue

Doctora en Ciencias de la Educación (UBA). Especialista en Epistemologías del Sur (CLACSO). Profesora Adjuntade la Universidad Nacional del Comahue, sede Bariloche.

 

Inés Fernández Mouján, Universidad Nacional de Mar del Plata. Facultad de Ciencias de la Salud y Trabajo Social

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta e investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata.

Elson Santos Silva, Universidad Federal de Goiás. Programa de Pos-graduación Interdisciplinar en Derechos Humanos (PPGIDH)

Doctor en Ciencias del Ambiente, Universidad Federal de Tocantins. Programa de Posgraduación Interdisciplinar en Derechos Humanos, Universidad Federal de Goiás. 

 

Referências

CASTRO-GÓMEZ, S. Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, S. y GROSFOGUEL, R. (eds.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre: Bogotá, 2007. p. 79-91.

FERNÁNDEZ MOUJÁN, I., SILVA CARVALHO, E.S. y RAMOS JÚNIOR, D.V. Pedagogias de(s)coloniais. Saberes e fazeres, Tocantins: Nuvem, 2020.

GRÜNER, E. (2016). Teoría crítica y Contra-Modernidad. In: GANDARILLA, J. (coord.) La crítica en el margen. Hacia una cartografía conceptual para rediscutir la modernidad. México: Akal, 2016. p. 19-60.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Palumbo, M. M., Ramírez, P. ., Fernández Mouján, I., & Silva, E. S. . (2021). Pedagogias de(s)coloniais: entre experiências e considerações teórico-epistemológicas. Brazilian Journal of Latin American Studies, 20(39), 441-448. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.183179

Edição

Seção

Resenhas