As políticas de educação dentro do regionalismo pós-hegemônico Mercosulino:

uma análise a partir dos documentos das cúpulas sociais do Mercosul e do plano estratégico de ação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.186013

Palavras-chave:

Regionalismo Pós-Hegemônico, MERCOSUL, CSM, PEAS, Educação

Resumo

A partir da análise das políticas de educação voltadas à integração regional sul-americana, este estudo procura responder se houve avanços dentro do regionalismo pós-hegemônico, em sua dimensão social, que se configurou no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), com base nos documentos das Cúpulas Sociais do MERCOSUL (CSM) e do Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS). Para tal, além da pesquisa bibliográfica, se analisaram as Declarações e os Documentos de Trabalho das CSM e do PEAS. Conclui-se que houve avanços na participação social para elaboração de propostas de políticas educacionais; contudo, as limitações de institucionalização do bloco impedem a sua execução.

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Biografia do Autor

  • Mariana Rocha Malheiros, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Discente do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea na América Latina, nível de mestrado acadêmico, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2019). Possui graduação em Direito - Faculdades Guarapuava (2011) e especialização em Perspectivas Decoloniais e Educação - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO (2019). Inscrita como advogada na OAB/PR sob n. 62.678, atua profissionalmente como assessora parlamentar na Câmara Municipal de Guarapuava/PR (2021). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e Seus Espaços (2019). Tem experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Educação Popular, Movimentos Sociais, Fundamentalismos Religiosos e Gênero e interesse em estudos nas áreas de Colonialidades/Decolonialidades, Direito Internacional, Constitucional, Socioambiental, Teologia Política, Gênero e Desenvolvimento. Atualmente, pesquisa as temáticas de Movimentos Feministas Indígenas na Bolívia e sua participação no espaço público, Colonialidades/Decolonialidades, Constitucionalismo Pluralista Latino-Americano, Bem-Viver e Interculturalidade. E-mail: mariana.malheiros.62678@gmail.com

  • Tereza Spyer, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em História. Professora do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E-mail: tereza.spyer@unila.edu.br 

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Publicado

2021-12-30

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Artigos

Como Citar

Malheiros, M. R., & Spyer, T. (2021). As políticas de educação dentro do regionalismo pós-hegemônico Mercosulino: : uma análise a partir dos documentos das cúpulas sociais do Mercosul e do plano estratégico de ação social. Brazilian Journal of Latin American Studies, 20(41), 127-148. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.186013