Teatro latino-americano em tempos de pandemia: festivais internacionais e cruzamentos estéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.192379

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Festivais de Teatro na América Latina, Modalidade virtual de teatro, Intercâmbio cultural, Relação Teatro-público

Resumo

A presença do público é parte constitutiva e essencial para a realização do fenômeno teatral, porém, diante das terríveis repercussões da pandemia da Covid-19 foram estabelecidos protocolos impositivos ao isolamento social, o que impediu as apresentações teatrais presenciais, alterando significativamente as relações entre teatro e público; os artistas cênicos foram impelidos a buscar novas formas de comunicação, no intuito de manter viva sua relação com o público, dentre elas, se destaca a realização de festivais de teatro na modalidade virtual, que possibilitaram encontros de artistas cênicos do Brasil e dos países hispano-americanos e caribenhos. Após uma análise inicial sobre a relação que se constrói entre o palco e a plateia, o artigo pretende analisar a realização virtual de festivais de teatro latino-americanos como proposta de enfrentamento à pandemia e de reorganização do teatro, no momento de maior aflição da população mundial. Com o recorte que limita o período entre junho de 2020 e outubro de 2021, serão apresentados e analisados Convocatórias, Cartas-convite e o Manifesto produzidos pela organização de diversos festivais internacionais latino-americanos de teatro. Foi realizado um estudo comparativo dos documentos, visando compreender os diversos posicionamentos em relação à pandemia. Neste sentido, foi identificada uma confluência em torno da necessidade de afirmação da arte, e particularmente do teatro, como instante de reflexão, resistência e união dos artistas e técnicos naquele momento profundamente adverso.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Paixão Lima Borges, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras

    Doutor em Literatura Brasileira pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG. E-mail: luizpaixaoteatro@gmail.com

Referências

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Trad. Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

BRECHT, Bertolt. Escritos sobre teatro v. 2. Selección: Jorge Hacker. Trad. Nélida Mendilaharzu de Machain. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1970.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

COSTA LIMA, Luiz. Representação social e mímesis. In: COSTA LIMA, Luiz. Escritos de véspera. Organização e apresentação Aline Magalhães e Thiago Castañon Loureiro. Florianópolis: Editora UFSC, 2011, p. 285-312.

COSTA LIMA, Luiz. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011

KONDER, Leandro. Marxismo e alienação: contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve estudo histórico-crítico de algumas tendências da estética marxista. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

MAIA, Reinaldo. O ator criador (um caminho). São Paulo: R. Maia, 1998.

PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento. São Paulo: Hucitec, 1986.

PEIXOTO, Fernando. Teatro em questão. São Paulo: Hucitec, 1989.

SANCHEZ VÁZQUEZ. As ideias estéticas de Marx. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Borges, L. P. L. (2022). Teatro latino-americano em tempos de pandemia: festivais internacionais e cruzamentos estéticos. Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(44), 183-206. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.192379