De Argentina em direção ao Brasil: uma viagem de jovens artistas cordobeses à bienal internacional de são paulo durante a década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.194926Palavras-chave:
Artistas de Córdoba, Viagem sul-americana, Bienal de São Paulo, Ditaduras, ImagináriosResumo
Neste ensaio se problematiza um deslocamento realizado por alguns integrantes da Agrupación para el Desarrollo de Experiencias Visuales, a partir de Córdoba (Argentina) em direção a São Paulo (Brasil), durante a primeira metade da década de 1980. A partir da análise das motivações, das características e dos imprevistos emergentes em torno desta viagem, poderemos conhecer tanto algumas experiências situadas no microcosmos artístico, que cercava a bienal internacional paulista, quanto certas vivências que ultrapassavam as fronteiras da arte e da política, numa conjuntura na qual ambos países estavam transitando pelo período final de suas ditaduras. Para sustentar esta reconstrução, neste trabalho utiliza-se um enfoque de História Cultural transdisciplinar e se examinam testemunhos orais com documentos escritos e visuais. Nas diversas seções do texto se propõem aproximações a distintas arestas: a agrupação de jovens artistas cordobeses, as estratégias planejadas no contexto da viagem, alguns acontecimentos inesperados que lhes possibilitaram vivenciar situações excepcionais nas posições de artista e de público e determinados imaginários que condicionavam seus olhares.
Downloads
Referências
AGÜERO, Ana; GARCÍA, Diego. Culturas interiores. Córdoba en la geografía nacional e internacional de la cultura. La Plata: Al Margen, 2010.
AIMARETTI, María. Video boliviano de los 80. Experiencias y memorias de una década pendiente en la ciudad de La Paz. Buenos Aires: Milena Caserola, 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.85805
BASCHETTI, Roberto. Ferrari, Ariel Adrián. In: BASCHETTI, Roberto. Militantes . Roberto Baschetti [Blog], s/d. Disponible en: https://robertobaschetti.com/ferrari-ariel-adrian. . Consultado en: 1 feb. 2022.
BLÁZQUEZ, Gustavo. Negros de alma. Raza y procesos de subjetivación juveniles en torno a los bailes de Cuarteto (Córdoba, Argentina). Estudios de Antropología Social, v.1, n.1, p. 7-34, jul. 2008. Disponible en: https://static.ides.org.ar/archivo/cas/2015/08/EAS_V1N1_02_blazquez.pdf. Consultado en: 16 feb. 2016.
BOURDIEU, Pierre. Creencia artística y bienes simbólicos. 1. ed., Córdoba-Buenos Aires: Aurelia*Rivera, 2003.
BURKE, Peter. Visto y no visto. El uso de la imagen como documento histórico. Barcelona: Biblioteca de bolsillo, 2005.
CALVEIRO, Pilar. Poder y desaparición. Los campos de concentración en Argentina, 1.ed., Buenos Aires: Colihue, 1998.
CARRERAS, Julio. Alicia Wieland. In: CARRERAS, Julio, Luz de agosto [Blog]. 12 set. 2009. Disponible en: http://fulgor.blogspirit.com/archive/2009/09/12/alicia.html. Consultado en: 1 feb. 2022
CHARTIER, Roger. El presente del pasado: escritura de la historia, historia de lo escrito. 1.ed., México, D.F.: Universidad Iberoamericana, 2005.
CONADEP (Comisión Nacional sobre la Desaparición de Personas). Nunca Más – Informe Conadep. Buenos Aires: Fundación Acción Pro Derechos Humanos. 20 sept. 1984. Disponible en: https://www.derechoshumanos.net/lesahumanidad/informes/argentina/informe-de-la-CONADEP-Nunca-mas.htm. Consultado en 22 set. 2022
FARIAS, Agnaldo (ed.). Bienal 50 anos (1951-2001). 1.ed., São Paulo: Fundação BSP, 2001.
FRANCO, Marina; LEVÍN, Florencia. (comp.). Historia reciente, 1.ed., Buenos Aires: Paidós, 2007.
GIUNTA, Andrea. León Ferrari. Obras 1976-2008. 1 ed. México DF: Editorial RM, 2008.
GLUSBERG, Jorge. Minujín. In: Catálogo Geral 17ª. Bienal de São Paulo. São Paulo: BSP, 1983. Disponible en: http://bienal.org.br/publicacoes/2125. Consultado en: 16 jul. 2016.
GONZÁLEZ, Alejandra Soledad. Juventudes (in)visibilizadas. Una historia de políticas culturales y estrategias artísticas en Córdoba durante la última dictadura argentina. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2019. (Ebook Serie Tesis de posgrado) disponible en: https://ffyh.unc.edu.ar/secyt/wp-content/uploads/sites/22/2019/05/EBOOK_GONZALEZ-1.pdf. Consultado en: 18 sept. 2022.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. 1.ed. Barcelona: Paidós, 1988 [1955].
LONGONI, Ana. Incitar al debate, a una red de colaboraciones, a otro modo de hacer. Introducción al Número especial Entre el terror y la fiesta. Revista Afuera. Estudios de crítica cultural, Buenos Aires, v. 8, n.13, p. 1-6. sept. 2013. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/28015/CONICET_Digital_Nro.ac47031d-1ce8-4d29-aa79-7033428a65e3_A.pdf?sequence=2. Consultado en: 18 sept. 2022.
MACÓN, Cecilia; MELENDO, María José (eds.). 1976-2016 - Con-memoraciones (Número especial a 40 años del golpe de Estado de 1976), Afuera - Estudios de Crítica Cultural. n. 16, mar. 2016. Disponible en: http://revistaafuera16.blogspot.com/p/indice.html. Consultado en: 21 feb. 2020.
MOYANO, Dolores. (Dir.). Diccionario de Artistas Plásticos de Córdoba. Siglos XX y XXI. 1.ed. Córdoba: Imprenta de la Lotería, 2010.
PORTELLI, Alessandro Un trabajo de relación. Observaciones sobre la historia oral [trad. Mariela Canali]. Testimonios. v. 7, n. 7. p. 193-2004. Invierno 2018 [2010]. Disponible en: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/testimonios/article/view/20837/20459. Consultado en: 22 sept. 2022
QUIROGA, Hugo. El tiempo del “Proceso”. Conflictos y coincidencias entre políticos y militares. Rosario: Fundación Ross, 2004.
RED CONCEPTUALISMOS DEL SUR. Perder la forma humana. Una imagen sísmica de los años ochenta en América Latina. 1.ed., Madrid: MNCARS, 2012.
RICHARD, Nelly. Fracturas de la memoria. Arte y pensamiento crítico. 1.ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.
SARLO, Beatriz. Viajes. De la Amazonia a las Malvinas. Buenos Aires: Seix Barral, 2014.
UNC (Universidad Nacional de Córdoba). 40 Aniversario del Golpe Cívico-Militar de 1976, Alfilo. n. especial, marzo, 2016. Disponible en: https://ffyh.unc.edu.ar/especial-24marzo. Consultado en: 21 feb. 2020.
USUBIAGA, Viviana. Imágenes inestables. Artes visuales, dictadura y democracia en Buenos Aires. 1.ed. Buenos Aires: Edhasa, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alejandra Soledad González
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.