Economia Criativa nos países do Mercosul: breve análise conjuntural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.196046

Palavras-chave:

Economia Criativa, Indústria Criativa, Desenvolvimento Econômico, América do Sul, Mercosul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pesquisar a situação do setor de Indústria Criativa nos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no período que vai de 2012 a 2015. No que tange à metodologia, optou-se pela análise crítica de dados bibliográficos e documentais, trabalhando com estatísticas coletadas na UNCTAD, BID e FIRJAN e conceitos de Economia Criativa (EC) elaborados por autores renomados como Howkins, Florida e Throsby. O trabalho está dividido em duas partes:  na primeira, apresenta-se a evolução operacional do conceito de EC e, na segunda, examinam-se os dados referentes ao setor da EC no Mercosul. A conclusão, comparando com outros países do mundo, é de que a EC é uma alternativa promissora de desenvolvimento econômico, porém ainda pouco explorada pelo Mercosul. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isaías Albertin de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Pesquisador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC-Unesp). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Araraquara). E-mail: isaias.a.moraes@unesp.br

  • Mônica Heinzelmann Portella de Aguiar, Universidade Federal Fluminense

    Pesquisadora do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançado do Instituto de Estudos Estratégicos (NEA/INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora Adjunta do Departamento de Ciência Politica da Universidade Candido Mendes (UCAM). Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM). E-mail: monicahpaguiar@gmail.com

Referências

ANDRADE, Hugo M. V.; MORAIS, Leandro P.; MORAES, Isaías A. Tecnologias sociais para políticas públicas de habitação no Brasil: potencialidades identificadas e experiências recentes. RBEST Rev. Bras. Eco. Soc. Trab. / BJSLE Braz. J. Soc. Lab. Econ., Campinas, v. 3, p. 02-18, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbest/article/view/13795/10605. Acesso em: 13 out. 2022.

ANNUNZIATA, Luciana. Toda economia pode ser criativa. In: Fonseca et al. Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefônica, 2012, pp. 37-41.

BID (BANCO INTERAMERICANO DE DESARROLLO). 1° Diálogo regional das políticas de indústrias culturais e criativas com foco intersetorial: o papel das indústrias culturais e criativas na reativação econômica da América Latina e do Caribe. s/l: BID, 2022.

DOI: http://dx.doi.org/10.18235/0004013

BID (BANCO INTERAMERICANO DE DESARROLLO). La Economía Naranja: una oportunidad Infinita. New York: BID, 2013. Disponível em: <https://publications.iadb.org/pt/economia-laranja-uma-oportunidade-infinita> Acesso em 7 agosto 2022

BORGES, Masukieviski. Conectivismo: uma (nova) oportunidade de apreendimento do mundo. In: Fonseca et al. Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefonica, 2012, pp. 43-49.

BORJA, Janira Tripodi. A Retórica do Silêncio: cultura no Mercosul. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Universidade de Brasília, 2011. Acessível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/8860 > Acesso em: 8 ago. 2022.

CEPAL (COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE); ORGANIZACIÓN DE ESTADOS IBEROAMERICANOS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (OEI) Cultura y desarrollo económico en Iberoamérica. Madrid: OEI. 2014. Disponível em: http://www.oei.es/historico/publicaciones/detalle_publicacion.php?id=146. Acesso em: 08 fev. 2022.

DAVIS, Andrea. A economia criativa como estratégia para o crescimento e regeneração de riquezas na Jamaica e no Caribe. In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. São Paulo. Itaú Cultural:Garimpo de soluções, 2008, pp 176-193 Disponível em: < https://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Economia-Criativa-como-Estrat%C3%A9gia-de-Desenvolvimento.pdf > Acesso em: 5 ago. 2022

DUISENBERG, Edna dos Santos. A economia criativa: uma opção de desenvolvimento viável? In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. São Paulo. Itaú Cultural: Garimpo de soluções, 2008. pp (52-73) Disponível em: https://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Economia-Criativa-como-Estrat%C3%A9gia-de-Desenvolvimento.pdf . Acesso em: 5 ago. 2022

EY (ERNST & YOUNG). Cultural times – The first global map of cultural and creative industries. 2015. Disponível em: https://ficdc.org/wp-content/uploads/2019/11/CISAC-Cultural_Times_2015.pdf Acesso em: 08 ago. 2022.

FERIA, Ernesto Piedra. México: tecnologia e cultura para um desenvolvimento integral. In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. São Paulo. Itaú Cultural:Garimpo de soluções, 2008, pp 144-155 Disponível em: https://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Economia-Criativa-como-Estrat%C3%A9gia-de-Desenvolvimento.pdf . Acesso em: 5 ago. 2022

FIRJAN (FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO). Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Río de Janeiro: FIRJAN, 2016. Disponível: http://www.firjan.com.br/economiacriativa/download/mapeamento-industria-criativa-sistema-firjan-2016.pdf. Acesso em: 08 fev. 2021.

FIRJAN (FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO). Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2022. Disponível: https://firjan.com.br/economiacriativa/downloads/Mapeamento IndustriaCriativa2022.pdf Acesso em: 26 out. 2022

FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011.

FRANCO, Augusto de. Interação, Inovação e Sociedade em rede. In: Fonseca et al. Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefonica, 2012, pp.24-31

GIARDELLI, Gil. A ruptura coletiva e a economia criativa. In: Fonseca et al. Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefonica, 2012. pp.88-92.

GMC (GRUPO MERCADO COMUM – Mercosul). Resoluções do grupo Mercado Comum Mercosul/GMC/RES Nº 34/92: Criação da Reunião Especializada sobre Cultura. Assunção, 1992. Disponível em: http://www.sice.oas.org/trade/mrcsrs/resolutions/Res3492p.asp . Acesso em: 10 fev. 2021.

GMC (GRUPO MERCADO COMUM). Resoluções do grupo sobre Cultura. Assunção, 1992. Disponível em: <http://www.sice.oas.org/trade/mrcsrs/resolutions/Res3492p.asp>. Acesso em: 10 de fev. 2021.

HOWKINS, John. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: MBooks, 2013.

KANCEL, Serge et al. L´apport de la culture à l´économie en France. Paris: Inspection Générale des Finances/Inspection Générale des Affaires Culturelles, 2013. Disponível em:< https://www.economie.gouv.fr/files/03-rapport-igf-igac-culture-economie.pdf. > Acesso em: 08 fev. 2021.

MARCONI, Nelson. Estrutura produtiva e desenvolvimento econômico. In: BARBOSA, Nelson; MARCONI, Nelson; PINHEIRO, Maurício C.; CARVALHO, Laura. (Org.) Indústria e Desenvolvimento: Produtivo no Brasil. São Paulo: Elsevier, 2015.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Hacia una Cuenta Satélite de Cultura del Uruguay. Montevideo: Ministerio de Educación y Cultura, 2009. Disponível em: http://cultura.mec.gub.uy/innovaportal/file/38210/1/cuenta_satelite_web.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Cuenta Satélite en Cultura del Uruguay. Medición económica sobre los sectores artes escénicas, audiovisual, libros y publicaciones periódicas y música grabada correspondiente a 2012. Montevideo: Dirección de Industrias Culturales, 2012. Disponível em: <http://www.mec.gub.uy/innovaportal/file/66152/1/cuenta_satelite_en_cultura_del_uruguay_para_2012.pdf. >Acesso em: 08 fev. 2022.

MIRSHAWKA, Victor. Economia Criativa: fontes de novos empregos. Vol.1. São Paulo: DSV, 2016.

MOKYR, Joel. The Lever of Riches: Technological Creativity and Economic Progress. New York: Oxford University Press, 1990.

MORAES, Isaías A. Economia criativa e desenvolvimento sustentável na América Latina: potencialidades e desafios. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v.3, n.9, p. 22-43, set./dez. 2018. Disponível em: < http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/159/pdf.> Acesso em: 07 fev. 2022.

NYKO, Diego; ZENDRON, Patricia. Economia criativa. In: PUGA, Fernando Pimentel; CASTRO, Lavínia Barros de (Org.). Visão 2035 : Brasil, país desenvolvido : agendas setoriais para alcance da meta. 1. ed. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018, pp. 259-288.

OLIVA, Lazaro l. R. Economía creativa en América Latina y el Caribe: Mediciones y desafios. New York: BID, 2018. Acessível em: https://publications.iadb.org/es/economia-creativa-en-america-latina-y-el-caribe-mediciones-y-desafios Acesso em: 08 ago. 2022

PWC (PRICEWATERHOUSE COOPERS). Global entertainment and media outlook 2017-2021. 2017. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/outlook-17.html. Acesso em: 07 fev. 2022.

RAMANATHAN, Sharada. A economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento: a visão dos países em desenvolvimento, a perspectiva Indiana. In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. São Paulo. Itaú Cultural:Garimpo de soluções, 2008, pp 196-217 Disponível em: < https://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Economia-Criativa-como-Estrat%C3%A9gia-de-Desenvolvimento.pdf > Acesso em: 5 agosto 2022

REIS, Ana Carla Fonseca. Fluxos e conexões. (pp10-15) In: Fonseca et alii. Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefonica, 2012.

RUEDIGER, Marco A. et al. The creative and advanced technology economy in Brazil: executive summary. São Paulo: FGV-DAPP, 2015. Disponível em: < https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/16402 > Acesso em: 08 ago. 2022

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: USP, 2006.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1984.

SInCA (Sistema de Información Cultural de la Argentina). El valor económico de la cultura. En Coyuntura Cultural, VAB 2016, vol. 9, n. 17, set. 2017. Disponível em: http://back.sinca.gob.ar/download.aspx?id=2267. Acesso em: 08 fev. 2020.

SINGER, Paul. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimentismo solidário. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v.18, n.51, mai/ago. p. 7-22, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103401 42004000200001 Acesso em: 15 jun. 2019.

SINGER, Paul. Introdução à Economia solidária. São Paulo. Editora: Fundação Perseu Abramo, 2013.

SOLANAS. Facundo. Economia criativa e as possibilidades de Desenvolvimento na Argentina. In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.) Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. São Paulo. Itaú Cultural: Garimpo de soluções, 2008, pp 156-175 Disponível em: https://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Economia-Criativa-como-Estrat%C3%A9gia-de-Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 5 ago. 2022

SOUZA, Thiago Cavalcanti. Ensaios sobre criatividade e economia: proposta teórica de análise, padrões setoriais, inovações e complexidade na industrial criativa brasileira. 2019. 246 f. Tese (Doutorado em Economia). Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28345. Acesso em: 8 ago. 2022

THROSBY, David. The concentric circles model of the cultural industries. Cultural Trends, vol. 17, n. 3, sep. 2008, pp. 147-164. DOI:10.1080/09548960802361951

UN (UNITED NATIONS). A/RES/74/198, International Year of Creative Economy for Sustainable Development, 2021. New York: UN, 2019. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/3835223#record-files-collapse-header. Acesso em: 07 fev. 2022.

UNA (UNIVERSIDAD NACIONAL DE ASUNCIÓN). Sector cultural. Aporte a la economía nacional. Asunción: UMA, 2013. Diponível em: http://www.leyes.com.py/documentaciones/informacion_economica/2010/. Acesso em: 08 fev. 2022.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT) Creative Economy outlook: trends in international trade in creative industries. Geneva: United Nations, 2018.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT). Creative economy report , 2013. Geneva: United Nations, 2013.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT). Creative economy report 2010. Creative economy: a feasible development option. Geneva: United Nations, 2010.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT). Creative Economy Outlook and Country Profiles: Trends in international trade in creative industries. Geneva: United Nations, 2016.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT). ONU marca Dia da Criatividade e Inovação celebrando com foco em economia criativa. Geneva: ONU News, 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/04/1748282 . Acesso em: 07 fev. 2022.

UNCTAD (UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT). UNCTADSTAT, 2012. Geneva: United Nations. Disponível em: https://unctadstat.unctad.org/EN/. Acesso em: 03 jan.2021.

WIPO (WORLD INTELECTUAL PROPERTY ORGANIZATION). Study on the economic contribution of copyright industries in Turkey. 2014. Disponível em: http://www.wipo.int/export/sites/www/copyright/en/performance/pdf/econ_contribution_cr_tr.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Moraes, I. A. de, & Aguiar, M. H. P. de. (2022). Economia Criativa nos países do Mercosul: breve análise conjuntural. Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(44), 99-130. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.196046