“Contra el canon” de Andrea Giunta: uma narrativa sobre história da arte para um mundo sem centro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.196254

Palavras-chave:

Arte latino-americana, Vanguarda, Periferia, História da Arte da América Latina, Decolonialidade

Resumo

Defender as vanguardas latino-americanas das décadas de 1940 e 1950 como simultâneas aos cânones europeus é a principal contribuição de Andrea Giunta no livro Contra el Canon. El arte contemporáneo en un mundo sin centro [Contra o Cânone. Arte contemporânea em um mundo sem centro, trad. nossa], lançado em 2020 na Argentina. A autora vai além, afirmando que admitir as vanguardas artísticas latino-americanas como simultâneas às europeias possibilita que nos concentremos no que há de específico em cada movimento latino-americano. Esta maneira de refletir sobre as vanguardas latino-americanas favorece a percepção das especificidades desses fenômenos artísticos, como a denominação que os artistas latino-americanos atribuíram às suas produções, ao invés de empregar terminologias criadas na Europa. O modelo analítico proposto por Giunta deixa de conceber as vanguardas latino-americanas como periféricas ou derivadas das vanguardas europeias e assim destrói a hierarquização que convencionalmente se impôs ao processo de análise baseado no binômio centro e periferia. A autora estabelece as suas análises da historiografia da arte a partir da interdisciplinaridade que funde conhecimentos de história, sociologia, política e conhecimentos específicos das linguagens artísticas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Rocha de Abreu, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais e na Pós-graduação profissional em Artes, é pós-doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - SP). E-mail: simone.rocha.abreu@ufms.br

Referências

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1990.

GARCÍA, María Amalia. El arte abstracto: Intercambios Culturales entre Argentina y Brasil. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.

GIUNTA, Andrea. Vanguardia, internacionalismo y política. Arte Argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2001.

GIUNTA, Andrea. “Adiós a la periferia. Vanguardias y neovanguardias en el arte de América Latina” / “Farewell to the Periphery”. In: Gabriel Pérez-Barreiro (ed.), La invención concreta, Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2013, p. 105-117.

GIUNTA, Andrea. Feminismo y Arte Latinoamericano. Historias de artistas que emanciparon el cuerpo. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2018.

GIUNTA, Andrea. Contra el Canon. El arte contemporáneo en un mundo sin centro. Formato digital. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2020.

MASSI, Luciana; AGOSTINI, Gabriela; NASCIMENTO, Matheus Monteiro. A Teoria dos Campos de Bourdieu e a Educação em Ciências: Possíveis Articulações e Apropriações. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência: v.21 jan. - dez, 2021 https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u383411

PALERMO, Zulma. Alternativas locais ao globocentrismo. Revista Epistemologias do Sul (Giro decolonial II: Gênero, raça, classe e geopolítica do conhecimento), v. 3 n. 2 [2019], 10 ago. 2020, p.88-99, Disponível em : https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/2472, Acesso em:14 fev. 2022.

SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920 y 1930. Buenos Aires: Nueva Visión,1988.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Abreu, S. R. de. (2022). “Contra el canon” de Andrea Giunta: uma narrativa sobre história da arte para um mundo sem centro. Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(43), 252-264. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.196254