Gonzaguinha e “Libertad mariposa”: uma conexão com a Nova Trova Cubana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200707

Palavras-chave:

Nova Trova Cubana, América Latina, Gonzaguinha, Ditadura militar, Nueva Canción Latino-americana

Resumo

O presente artigo reflete sobre a aproximação de Gonzaguinha com o movimento de renovação musical cubano, a Nova Trova Cubana, sobretudo a partir da análise da música “Libertad Mariposa”, lançada em 1980 no disco De volta ao começo. “La festivida”, censurada em 1973, também é analisada como um dos primeiros momentos da conexão de Gonzaguinha com os movimentos de renovação musical de outros países da América Latina, que surgem no final da década de 1960. O objetivo é analisar um fragmento das conexões culturais estabelecidas por artistas brasileiros com esses movimentos, durante o regime militar brasileiro, a fim de compreender alguns dos significados dessa aproximação artístico-cultural. Como estratégia metodológica, se optou por comparar alguns dos significados das músicas em questão com os discursos da imprensa brasileira sobre Gonzaguinha e suas produções musicais. Esses casos contribuem para pensar a circulação das vertentes da Nueva Canción na resistência cultural à ditadura militar brasileira.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Lauriano Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa do CNPq. E-mail: rodrigolauriano.s@gmail.com

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Soares, R. L. (2022). Gonzaguinha e “Libertad mariposa”: uma conexão com a Nova Trova Cubana. Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(44), 152-182. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200707