O compromisso artístico e social na arte latino-americana: o ensaio crítico de Marta Traba (1961)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.201025Palavras-chave:
Marta Traba, La pintura nueva en Latinoamérica, Crítica de arte latino-americana, Compromisso artístico, Compromisso socialResumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar como Marta Traba, grande intelectual e crítica de arte latino-americana, tratou no início da década de 1960 a questão do comprometimento do artista com o fazer artístico e o meio social na América Latina. Para isso, analisa-se a sua obra intitulada “La pintura nueva en Latinoamerica”, publicada em 1961, entendida como um dos primeiros trabalhos de maior densidade que a autora estabeleceu reflexões comparativas sobre a pintura na América Latina. O presente trabalho se insere na relação entre arte e história, cultura e poder, e utiliza-se de aportes teóricos e metodológicos da História Social da Arte e da História Intelectual. Supõe-se que com esta primeira obra ensaística mais ampla, Marta Traba realizou um diagnóstico da pintura no pós-II Guerra, criticou vertentes e movimentos existentes na arte e na cultura da região e apontou novos rumos para uma nova geração de artistas, tendo como base exemplos da própria história da arte na América Latina.
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