O compromisso artístico e social na arte latino-americana: o ensaio crítico de Marta Traba (1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.201025

Palavras-chave:

Marta Traba, La pintura nueva en Latinoamérica, Crítica de arte latino-americana, Compromisso artístico, Compromisso social

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar como Marta Traba, grande intelectual e crítica de arte latino-americana, tratou no início da década de 1960 a questão do comprometimento do artista com o fazer artístico e o meio social na América Latina. Para isso, analisa-se a sua obra intitulada “La pintura nueva en Latinoamerica”, publicada em 1961, entendida como um dos primeiros trabalhos de maior densidade que a autora estabeleceu reflexões comparativas sobre a pintura na América Latina. O presente trabalho se insere na relação entre arte e história, cultura e poder, e utiliza-se de aportes teóricos e metodológicos da História Social da Arte e da História Intelectual. Supõe-se que com esta primeira obra ensaística mais ampla, Marta Traba realizou um diagnóstico da pintura no pós-II Guerra, criticou vertentes e movimentos existentes na arte e na cultura da região e apontou novos rumos para uma nova geração de artistas, tendo como base exemplos da própria história da arte na América Latina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eustáquio Ornelas Cota Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de História

    Doutorando e mestre no Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O presente artigo é oriundo da tese de doutorado Um diálogo sobre arte latino-americana. E: ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral (1960-1980), a ser defendida em 2022, sob a orientação da Profa. Dra. Stella Maris Franco. O trabalho conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). - Código de Financiamento 001 88882.333226/2019-01

Referências

ABREU, Simone Rocha; VENCHIARUTTI, Larissa Clarete Muniz. Muralismo Mexicano: Relações entre o Muralismo Moderno e os Murais Zapatistas. Arte e Cultura da América Latina, v. 33 e 34, p. 205-217, 2016.

AMARAL, Aracy A. Arte e meio artístico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1983.

AMARAL, Aracy A. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira (1930-1970): subsídios para uma história social da arte no Brasil. 3ª edição. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

AMARAL, Aracy A. Textos do Trópico de Capricórnio - Artigos e ensaios (1980-2005). São Paulo: Ed. 34, vol. 2, 2006.

BAYÓN, Damián (org.). América Latina en sus artes. Paris: Unesco; Siglo XXI Editores, 1974.

CANDIDO, Antonio. Conversa cortada: a correspondência entre Antonio Candido e Ángel Rama (1960-1983). Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Edusp, 2018.

CÁTEDRA MARTA TRABA. El programa cultural y político de Marta Traba. Gustavo Zalamea (ed.), Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2010.

COCKCROFT, Eva. Abstract expressionism, weapon of the cold war, Art forum, jun. 1974. Disponível em: https://www.artforum.com/print/197406/abstract-expressionism-weapon-of-the-cold-war-38017. Acesso 20 set. 2022.

COTA JR., Eustáquio Ornelas. A formação da coleção latino-americana do MoMA: arte, cultura e política (1931-1943). Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

GÓMEZ, Nicolás. “Transmisiones de la crítica: Marta Traba en televisión, radio y prensa”. In: CÁTEDRA MARTA TRABA. El programa cultural y político de Marta Traba. Gustavo Zalamea (ed.). Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2010.

GREENBERG, Clement. Arte e Cultura: Ensaios críticos. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

GUAYASAMÍN, Oswaldo. HUACAYÑAN. El camino del llanto. Quito: Editorial Casa de la Cultura, 1953.

NAPOLITANO, Marcos. A relação entre arte e política: Uma introdução teórico-metodológica. Temáticas, Campinas, v. 19, n.37/38, p. 25-56, jan./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v19i37.13670

PALADINO, Luiza Mader. Projetos de modernização cultural na América Latina - década de 1950 - Intercâmbios artísticos entre Brasil e Argentina. Arte ConTexto , v. 3, n. 9, mar. 2016. Disponível em: http://artcontexto.com.br/artigo-edicao09_luiza-paladino.html. Acesso em: 20 set. 2022.

PAZ, Octavio. “Pintura Mural”. In: México en la Obra de Octavio Paz III- Los Privilegios de la Vista Arte de México. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

REIMAN, Karen Cordero. Aparições corporais/além das aparências: mulheres e o discurso do corpo na arte mexicana, 1960-1985. In: [catálogo] FAJARDO-HILL, Cecilia; GIUNTA, Andrea (orgs.). Mulheres radicais: arte latino-americana (1960-1985). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

SIRINELLI, Jean-François. "Os intelectuais". In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.

TRABA, Marta. La pintura nueva en Latinoamérica. Bogotá: Ediciones Librería Central, 1961.

TRABA, Marta. Duas décadas vulneráveis nas artes plásticas latino-americanas, 1950-1970. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. “As representações das lutas de Independência no México na ótica do muralismo: Diego Rivera e Juan O' Gorman”. Revista de História, n. 152, p. 283-304, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=285022042010. Acesso em: 20 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Cota Junior, E. O. (2022). O compromisso artístico e social na arte latino-americana: o ensaio crítico de Marta Traba (1961). Brazilian Journal of Latin American Studies, 21(43), 224-251. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.201025

Dados de financiamento