Produção do conhecimento sobre a América Latina por grupos de pesquisa no Brasil: características, potenciais e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2024.227628Palavras-chave:
Produção de conhecimento sobre América Latina, Grupos de Pesquisa/CNPq-MCT, Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, Latino-americanismo, Integração regionalResumo
Apresentamos um panorama sobre um conjunto de 76 Grupos de Pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq-MCT, parte de um conjunto maior e diverso de iniciativas institucionais, acadêmicas e não acadêmicas, identificadas em pesquisa para o mapeamento dos campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a América Latina no Brasil, no período de 2016 a 2020, com o apoio da FAP-DF. O Grupo de Pesquisa é o tipo de iniciativa institucional com foco especializado na região numericamente mais importante, segundo os resultados da pesquisa, e, por conseguinte, priorizado em nossas análises. O objetivo é compreender as condições de organização e funcionamento destes Grupos de Pesquisa. Dados quantitativos e qualitativos levantados por meio de sites das iniciativas na internet, questionários junto aos Líderes de Grupos de Pesquisa, formulários do Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq e da Plataforma Lattes/CNPq subsidiam a nossa caracterização do conjunto de Grupos de Pesquisa selecionados em termos de criação; distribuição no país; vinculação a IES; natureza; missão; agendas temáticas; perspectivas de abordagem; trajetórias de formação dos líderes; dinâmicas de atuação e avaliação de políticas governamentais. O objetivo também é, tendo-se em vista a conjuntura política nacional e internacional mais recente, explorar alguns potenciais e desafios para a consolidação dos campos latino-americanistas no Brasil e a influência destes campos sobre processos de integração regional em dimensões socioculturais.
Downloads
Referências
ARDAO, Arturo. Génesis de la idea y el nombre de América Latina. Caracas: Centro de Estudios Latinoamericanos Rómulo Gallegos, 1980.
ARDAO, Arturo. Panamericanismo y latinoamericansmo. In: ZEA, Leopoldo (Coord.). América Latina en sus ideas. México: Siglo Veintiuno Editores/UNESCO, 1986.
BARROS, Flávia Lessa de; TAVOLARO, Lília Gonçalves Magalhães. Latino-americanismos, campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a ‘América Latina’ - mapeamento preliminar do caso brasileiro. REALIS - Revista de Estudos Anti-Utilistaristas e Pós-Coloniais. v.7, n.1, p. 42-76, 18 nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.51359/2179-7501.2017.230904.
BEIGEL, Fernanda. Vida, muerte y resurrección de las ‘Teorías de la Dependencia. In: BEIGEL, Fernanda et al. (Eds). Crítica y teoría en el pensamiento social latinoamericano. Buenos Aires: CLACSO, 2006, p. 287-326. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/becas/20140227054137/C05FBeigel.pdf. Acesso em: 2 mai. 2024.
BEIGEL, Fernanda. Las relaciones de poder en la ciencia mundial: un anti-ranking para conocer la ciencia producida en la periferia. Nueva Sociedad, n. 274, p. 13-28, mar./abril 2018. Disponível em: https://nuso.org/articulo/las-relaciones-de-poder-en-la-ciencia-mundial. Acesso em: 2 mai. 2024
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de América Latina em perspectiva histórica. Estudos Históricos, v. 22, n. 44, p. 289-321, jul-dez, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21862009000200001.
BOURDIEU, Pierre. A causa da ciência: como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 143-161, set. 2002. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
BORÓN, Atílio. Estado, capitalismo y democracia en América Latina. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2004. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15930/1/Estado-capitalismo-democracia.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.
BORÓN, Atílio. Las ciencias sociales en la era neoliberal: entre la academia y el pensamiento crítico. Tareas, n. 122, ene.-abril, p. 45-73, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=535055620003. Acesso em: 5 mai. 2024.
BRICEÑO RUIZ, José. Desarrolismo y autonomia: dos aportes latino-americanos para el estudio de la integracion y cooperacíon regional. In: ROCHA VALENCIA, Alberto; LOZA VASQUEZ, Martha Guadalupe; BERMEJO PAJARITO (Coords.). Aportes teóricos para la comprensión de América Latina. Zapopan, Jalisco, México: Universidad de Guadalajara, Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades, Unidad de Apoyo Editorial, 1ªed, 2023.
BRICEÑO RUIZ, José; DE LOMBARDE, Phillipe. Regionalismo latino-americano: produção de saber e criação e importação de teoria. Civitas. v. 18, n. 2, p.262-284, maio/ago. de 2018. DOI http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29593.
DE SIERRA, Gerónimo. América Latina, una y diversa. In: HERIBERTO, Cairo; DE SIERRA, Gerónimo (Orgs.) América Latina, una y diversa: teorías y métodos para su análisis. San José: Universidad de Costa Rica, 2008.
DEVÉS VALDÉS, Eduardo. Redes intelectuales en América Latina. Hacia la constitución de una comunidad intelectual. Santiago de Chile: Instituto de Estudios Avanzados, Universidad Santiago de Chile: Colección Idea, 2007.
DEVÉS VALDÉS, Eduardo; ALVAREZ, Sílvia T.; DOMÍNGUEZ ÁVILA, Carlos Federico (Eds.). Problemáticas Internacionales y mundiales desde el pensamiento latino-americano. Teorías, Escuelas y Redes, Conceptos, Doctrinas, Figuras. Buenos Aires: CLACSO; Santiago: Ariadna Editores, 2023. Disponível em: https://www.clacso.org/problematicas-internacionales-y-mundiales-desde-el-pensamiento. Acesso em: 20 jun. 2024
FERNANDES, Florestan. Las Ciencias Sociales en Latinoamérica. Universidad Nacional Autónoma de México. Revista Mexicana de Sociología, v. 28, n. 2, p. 251-289, apr./jun., 1966. DOI: http://dx.doi.org/10.22201/iis.01882503p.1966.2.58609.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina, Rio de Janeiro: Zahar, 2ª ed., 1975.
GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Exploração, colonialismo e luta pela democracia na América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: LPP: Buenos Aires: CLACSO, 2002.
GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. As novas ciências e as humanidades. São Paulo: Boitempo, 2006.
IANNI, Otávio. Enigmas do Pensamento Latino-Americano. Coleção Documentos. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2000, p. 1-41. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/iannienigmas.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.
IANNI, Otávio. O labirinto latino-americano. 2ªed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
LARRAIN, Jorge. La identidad latinoamericana. Teoría e historia. Estudios Públicos. v. 55, 1994, p. 31-64. Disponível em: https://www.estudiospublicos.cl/index.php/cep/article/view/1247/2079. Acesso em: 30 abr. 2024.
LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Ed. Elefante, 2020.
LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a Universidade. O desafio de popularizar a defesa da educação pública. 1ª ed., São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
LOPEZ SEGRERA, Francisco. Abrir, ´impensar´ e redimensionar as Ciências Sociais na América Latina e Caribe. É possível uma Ciência Social não eurocêntrica em nossa região? In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur-Sur, Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103030/11_LopezSegrera.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.
LOPEZ SEGRERA, Francisco. Notas para un estudio comparado de la educación superior a nivel mundial. In: Escenarios mundiales de la educación superior. Análisis global y estudios de casos. Buenos Aires: CLACSO, 2006. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacion-virtual/20100719073843/03LSegrera.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.
LOPEZ SEGRERA, Francisco. América Latina: crisis del posneoliberalismo y ascenso de la nueva derecha. Buenos Aires: CLACSO, 2016. Disponível em: https://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/buscar_libro_detalle.php?id_libro=1175. Acesso em: 2 jul. 2024.
MARINI, Ruy Mauro; MILLÁN, Márgara. La teoría social latino-americana. Los orígenes a la CEPAL, Tomo I. México: UNAM, 1994.
PRECIADO CORONADO, Jaime Antonio. La nueva gramática democrática frente a la integración autónoma latinoamericana y caribeña. Sociedade e Estado, v. 29, n.1, p. 45-72, jan./abril, 2014. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000100004.
PRECIADO CORONADO, Jaime Antonio. El panamericanismo, instrumento geopolítico para la implementación de la Doutrina Monroe. In: CAMPOS Carlos Oliva (Coord). La Doctrina Monroe contra América Latina y el Caribe 1823-2023. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editores Latinoamericana 1ª ed., 2023. Disponível em: http://libreriasdelsur.gob.ve/wp-content/uploads/2023/11/La-doctrina-Monroe.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
RAMA, Angel. América Latina, um povo em marcha. Biblioteca Básica Latino-Americana, Rio de Janeiro, RJ: Fundação Darcy Ribeiro 2021.
RIBEIRO, Darcy. América Latina: A Patria Grande. Biblioteca Básica Brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Darcy Ribeiro, 2012.
ROITMAN ROSENMANN, Marcos. Las maldiciones de pensar América Latina In: Pensar América Latina. El desarrollo de la sociología latino-americana. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2009. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/14493/1/roitman.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024
SANTOS, José Vicente Tavares dos; BAUMGARTEN, Maíra. Contribuições da Sociologia na América Latina à imaginação sociológica: análise crítica e compromisso social. Sociologias, Porto Alegre, v. 7, n. 14, p. 178-243, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222005000200009.
SANTOS, José Vicente Tavares dos. La internacionalización de la sociología crítica y la superación de la colonialidad. In: El pensamiento latinoamericano. Un diálogo en ALAS. Sociedade y Sociologia. BIALAKOWSKY, Alberto; CATHALIFAUD, Arnold; MARTINS, Paulo Henrique (Comps.). Buenos Aires, Argentina: Teseo, 2015.
SARTI, Ingrid et al. (Orgs.). Por uma integração ampliada da América do Sul no século XXI. Fomerco, Fórum Universitário do Mercosul. E-book, 1ª ed. vol. 1, Rio de Janeiro, 2013.
SOSA, Raquel. Pensar con cabeza propria. Educación y pensamiento crítico en América Latina. In: MARTINS, Paulo Henrique; RODRIGUES, Cibele (Orgs.). Fronteiras abertas da América Latina. Diálogos na ALAS. Recife, PE: Editora Universitária/UFPE, 2012.
STAVENHAGEN. Rodolfo. FLACSO, CLACSO y la búsqueda de una sociología latinoamericana. Perfiles Latinoamericanos, v. 43. pp.7-17, ene./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/perlat/v22n43/v22n43a1.pdf. Acesso em: 2 mai. 2024
TZEIMAN, Andrés; MARTUSCELLI, Danilo (Coords.). La crises de la democracia latinoamericana Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 1ª ed., 2024. Disponível em: https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=3134&c=62. Acesso em: 30 mai. 2024
WALLERSTEIN, Immanuel. After Liberalism. New York: City University of New York: New Press, 1995.
WALLERSTEIN, Immanuel. The Unintended Consequences of Cold War Area Studies. In: CHOMSKY, Noam et al. (Editors). The Cold War and the University: Toward an Intellectual History of the Postwar Years. New York: the New Press, 1997.
WALLERSTEIN, Immanuel et al. Para abrir as Ciências Sociais. Comissão Gulbenkian. São Paulo: Ed. Cortez, 1996.
ZEA, Leopoldo. El Pensamiento Latinoamericano. Barcelona, Espanha: Ariel, 1976.
ZEA, Leopoldo (coord.). América Latina en sus ideas. Série América Latina en su cultura. Paris: Unesco, México-DF: Siglo Veintiuno, 1ª ed. 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Lessa de Barros, Lilia Gonçalves Magalhães Tavolaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.