O CINEMA DOCUMENTÁRIO DA AMÉRICA LATINA DOS ANOS DE 1960. UMA BREVE REFLEXÃO DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFICOS DO NOVO CINEMA DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2011.82452Palavras-chave:
Cultura Latino-americana.Resumo
A historiografia da sociedade latino-americana dá especial importância às coincidências
entre a política dos movimentos sociais e culturais. Entre as décadas de 1960 e 1970, surgiram novas
formas de realização do Cinema Latino-Americano. Nosso objeto de pesquisa são os procedimentos
retóricos e ideológicos utilizados por precursores dos principais manifestos da Cinematografia
Latino-Americana. Realizamos, para tanto, entrevistas e leituras com a finalidade e objetivo de
circunscrever as características singulares do que será o Nuevo Cine Latino-Americano — NCLA.
Faremos uma análise reflexiva a partir do conceito de Cinema Moderno, visando não apenas
compreender e comparar os momentos destes artistas em vida, mas lançar um olhar não exultante
sobre os autores, reiterando a memória consagrada e mantida por seus protagonistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.