Antonio Bento e Romero Brest: o movimento abstrato como fluxo universal

Autores

  • Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.140711

Palavras-chave:

Ver y Estimar, abstracionismo, Bienais de São Paulo, Romero Brest, Antonio Bento

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das contribuições do crítico de arte argentino, Jorge Romero Brest, para o panorama artístico brasileiro, estabelecendo aproximações políticas e culturais entre Brasil e Argentina. Enfatiza-se a importância da Revista argentina Ver y Estimar como veículo de difusão das idéias vanguardistas e a atuação de uma crítica de arte especializada no Brasil, como a de Antonio Bento de Araújo Lima e Sérgio Milliet, no processo de divulgação da arte abstrata como fluxo universal. Constituem as principais fontes utilizadas: Revista Ver y Estimar (1951) e textos críticos de Antonio Bento da década de 1950.

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Biografia do Autor

  • Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Antonio Bento e Romero Brest: o movimento abstrato como fluxo universal. (2017). Brazilian Journal of Latin American Studies, 16(30), 167-188. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.140711