Pedagogias de(s)coloniais: entre experiências e considerações teórico-epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.183179Palavras-chave:
Pedagogias de(s)coloniais, Saberes, Fazeres, América LatinaResumo
“Pedagogias de(s)coloniais: Saberes e fazeres” é um livro de autoria coletiva publicado em 2020. Assume a polifonia de diferentes perspectivas com olhares de pesquisadores da Argentina, Brasil e Bolívia. Esta resenha resgata as contribuições do livro quanto a: a relevância acadêmica e prática das pedagogias de(s)coloniais em desafiar o padrão hegemônico na América Latina; as abordagens de e nas experiências em que enlaces teóricos e práticos estão entrelaçados em um amplo arco de atuações, que incluem pesquisa, extensão, ensino e a própria vida; as pistas conceituais, epistemológicas e metodológicas das pedagogias de(s)coloniais emergem de perspectivas distintas e complementares, que denunciam a articulação das opressões enquanto anunciam suas possibilidades de transformação. A visibilização de experiências de diversos territórios e em múltiplos registros expressivos permite que o livro, como um todo, interrompa as pedagogias tradicionais.
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Referências
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