Pedagogias de(s)coloniais: entre experiências e considerações teórico-epistemológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.183179

Palavras-chave:

Pedagogias de(s)coloniais, Saberes, Fazeres, América Latina

Resumo

“Pedagogias de(s)coloniais: Saberes e fazeres” é um livro de autoria coletiva publicado em 2020. Assume a polifonia de diferentes perspectivas com olhares de pesquisadores da Argentina, Brasil e Bolívia. Esta resenha resgata as contribuições do livro quanto a: a relevância acadêmica e prática das pedagogias de(s)coloniais em desafiar o padrão hegemônico na América Latina; as abordagens de e nas experiências em que enlaces teóricos e práticos estão entrelaçados em um amplo arco de atuações, que incluem pesquisa, extensão, ensino e a própria vida; as pistas conceituais, epistemológicas e metodológicas das pedagogias de(s)coloniais emergem de perspectivas distintas e complementares, que denunciam a articulação das opressões enquanto anunciam suas possibilidades de transformação. A visibilização de experiências de diversos territórios e em múltiplos registros expressivos permite que o livro, como um todo, interrompa as pedagogias tradicionais.

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Biografia do Autor

  • María Mercedes Palumbo, Universidad Nacional de Luján (CONICET-UNLu) / Universidad de Buenos Aires (UBA)

    Investigadora Asistente del CONICET. Doctora en Ciencias de la Educación (UBA). Profesora de grado y posgrado en la Universidad Nacional de Luján y la Universidad de Buenos Aires. E-mail:mer.palumbo@gmail.com

  • Paula Ramírez, Universidad Nacional del Comahue

    Doctora en Ciencias de la Educación (UBA). Especialista en Epistemologías del Sur (CLACSO). Profesora Adjuntade la Universidad Nacional del Comahue, sede Bariloche.

     

  • Inés Fernández Mouján, Universidad Nacional de Mar del Plata. Facultad de Ciencias de la Salud y Trabajo Social

    Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta e investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata.

  • Elson Santos Silva, Universidad Federal de Goiás. Programa de Pos-graduación Interdisciplinar en Derechos Humanos (PPGIDH)

    PhD in Environmental Sciences, Federal University of Tocantins. Interdisciplinary Postgraduate Program in Human Rights at the Federal University of Goiás.

Referências

CASTRO-GÓMEZ, S. Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, S. y GROSFOGUEL, R. (eds.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre: Bogotá, 2007. p. 79-91.

FERNÁNDEZ MOUJÁN, I., SILVA CARVALHO, E.S. y RAMOS JÚNIOR, D.V. Pedagogias de(s)coloniais. Saberes e fazeres, Tocantins: Nuvem, 2020.

GRÜNER, E. (2016). Teoría crítica y Contra-Modernidad. In: GANDARILLA, J. (coord.) La crítica en el margen. Hacia una cartografía conceptual para rediscutir la modernidad. México: Akal, 2016. p. 19-60.

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Palumbo, M. M., Ramírez, P. ., Fernández Mouján, I., & Silva, E. S. . (2021). Pedagogias de(s)coloniais: entre experiências e considerações teórico-epistemológicas. Brazilian Journal of Latin American Studies, 20(39), 441-448. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.183179