Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência.

Autores

  • Leandro de Lajonquière Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Departamento de Filosofia e Ciências da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107582

Palavras-chave:

Piaget, Jean, 1896-1980. Inteligência. Interação. Construtivismo.

Resumo

Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causai entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, que nos alerta da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Piaget Notas para uma Teoria Construtiva da Inteligência. (1997). Psicologia USP, 8(1), 131-142. https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107582