Programação de Ensino no Brasil. O Papel de Carolina Bori

Autores

  • Nivaldo Nale Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i1.107804

Palavras-chave:

Ensino. Instrução programada. Sistema personalizado de ensino. Análise do comportamento.

Resumo

O artigo examina a evolução das pesquisas sobre programação de ensino no Brasil e analisa o papel decisivo que coube à Profa. Carolina Bori nesse processo. Atuando como orientadora, docente, consultora e administradora, Carolina está na raiz dos principais avanços nessa área, a partir do surgimento dos chamados cursos programados individualizados, no início da década de 60. Esses avanços incluem: a importância da proposição de objetivos como primeiro passo na programação; a necessidade de, através de pesquisa empírica, buscar objetivos de ensino para além dos limites determinados pelo que tradicionalmente se ensina; a busca de alternativas inovadoras para a disposição de contingências de ensino; a concepção de atividades como recurso para o ensino de habilidades, conhecimentos, métodos etc. O artigo aponta, também, importantes contribuições teóricas resultantes dos estudos sobre programação.

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Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Produção na Universidade: Os Frutos da Pós-Graduação

Como Citar

Programação de Ensino no Brasil. O Papel de Carolina Bori. (1998). Psicologia USP, 9(1), 275-301. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i1.107804