Programação de Ensino no Brasil. O Papel de Carolina Bori
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i1.107804Palavras-chave:
Ensino. Instrução programada. Sistema personalizado de ensino. Análise do comportamento.Resumo
O artigo examina a evolução das pesquisas sobre programação de ensino no Brasil e analisa o papel decisivo que coube à Profa. Carolina Bori nesse processo. Atuando como orientadora, docente, consultora e administradora, Carolina está na raiz dos principais avanços nessa área, a partir do surgimento dos chamados cursos programados individualizados, no início da década de 60. Esses avanços incluem: a importância da proposição de objetivos como primeiro passo na programação; a necessidade de, através de pesquisa empírica, buscar objetivos de ensino para além dos limites determinados pelo que tradicionalmente se ensina; a busca de alternativas inovadoras para a disposição de contingências de ensino; a concepção de atividades como recurso para o ensino de habilidades, conhecimentos, métodos etc. O artigo aponta, também, importantes contribuições teóricas resultantes dos estudos sobre programação.Downloads
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Publicado
1998-01-01
Edição
Seção
Produção na Universidade: Os Frutos da Pós-Graduação
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Como Citar
Programação de Ensino no Brasil. O Papel de Carolina Bori. (1998). Psicologia USP, 9(1), 275-301. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i1.107804