Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Cintia Copit Freller Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108069

Palavras-chave:

Interação professor-aluno. Fracasso escolar. Aprendizagem. Criatividade. Ensino público. Crianças. Winnicott, Donald W

Resumo

Os mecanismos sociais e as práticas educativas produtoras das dificuldades escolares enfrentadas por crianças pobres no Brasil têm sido minuciosamente estudados nas últimas décadas. A partir de observações de cenas escolares e de entrevistas com professores notamos um crescente processo de “coisificação ” do professor e do aluno. Quando estes estão destituídos do que lhes é mais pessoal e significativo como seu estilo, ritmo e valores, participam do ritual educativo de forma mecânica, repetitiva e submissa. Refletimos sobre o papel do psicólogo enquanto profissional que pode resgatar, reconhecer e valorizar o indivíduo humano, sua necessidade de se comunicar (ensinar e aprender) e seu potencial para isso, participando da recriação da cultura escolar de forma inovadora e singular.

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Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem. (1999). Psicologia USP, 10(2), 189-203. https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108069