A Infância na Pobreza Urbana: Linguagem Oral e a Escrita da História pelas Crianças.

Autores

  • Sandra Maria Sawaya Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108127

Palavras-chave:

Fracasso escolar. Pobreza. Linguagem oral. Socialização. Crianças.

Resumo

Através da convivência com um grupo de 14 crianças entre 3 e 9 anos, em um bairro da periferia de São Paulo, procurou-se verificar a tese de que essas crianças são portadoras de “deficiência de linguagem ” devido à pobreza de seu am biente verbal, da precariedade da linguagem dos adultos e de sua relação verbal com os filhos. O contato com as crianças, com seus pais e com o bairro revelou a complexidade com que elas se utilizam da linguagem verbal; é através dela que elas conquistam seu lugar no mundo dos adultos e sobretudo expressam constantemente suas vivências em seu ambiente próximo. E através de interações verbais muito ricas, do recurso a músicas folclóricas e metáforas, da narrativa dos acontecimentos do bairro e da expressão verbal de suas fantasias e temores que elas se constituem como porta-vozes e como memória viva e coletiva de um bairro no qual a luta não só pela sobrevivência, mas pela vida digna é a principal tarefa que organiza a vida cotidiana.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Infância na Pobreza Urbana: Linguagem Oral e a Escrita da História pelas Crianças. (2001). Psicologia USP, 12(1), 153-178. https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108127