Monitoramento e Avaliação da Pós-Graduação: Algumas Reflexões sobre Requisitos e Critérios

Autores

  • Ana M. A. Carvalho Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108130

Palavras-chave:

Pós-graduação. Avaliação. Cursos. Form ação de professores. Pesquisadores.

Resumo

A partir dos resultados de um levantam ento sobre os primeiros 25 anos de funcionamento do programa de pós-graduação em Psicologia Experimental do IPUSP (1974-1990), este trabalho discute algumas questões que emergiram como relevantes para a reflexão sobre o monitoramento e avaliação de cursos de pós-graduação. A identidade do curso é discutida em termos de temática, enfoque epistemológico e natureza da formação oferecida; a dinâmica do curso é abordada através da consideração da diversidade de fatores reguladores que a constituem, desde a disponibilidade de docentes, evolução de áreas de orientação e pesquisa, demanda de alunos e outros, que se refletem nos ciclos de produção do programa, objeto principal dos procedimentos vigentes de avaliação. E apontada a necessidade de auto-monitoramento do curso como instrumento para a validação ou o questionamento de avaliações externas, e sugerem-se alguns critérios de avaliação atualmente pouco contemplados, especialmente participação de alunos na produção científica do programa, avaliação do programa pelos alunos, e destino profissional dos titulados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Monitoramento e Avaliação da Pós-Graduação: Algumas Reflexões sobre Requisitos e Critérios. (2001). Psicologia USP, 12(1), 203-221. https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108130