Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação

Autores

  • Marian Ávila de Lima e Dias Universidade Federal de São Paulo; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Simone Conceição Rosa Universidade Federal de São Paulo; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Patrícia Ferreira Andrade Universidade Federal de São Paulo; Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140017

Resumo

A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente, foram entrevistadas três professoras com experiência em educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica identificou 20 fatores, que foram separados em três categorias: I - fatores relativos ao professor, II - fatores intraescolares e III - fatores sociais. Para as entrevistadas, a centralidade da educação inclusiva recai sobre os fatores relativos ao professor, em especial às suas características de personalidade, tais como afetividade e persistência, sem nenhuma menção aos fatores sociais. Tais respostas indicam concepções de escola e de inclusão em que o desempenho individual do professor é visto como independente do clima social e das políticas de implementação da educação inclusiva.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação . (2015). Psicologia USP, 26(3), 453-463. https://doi.org/10.1590/0103-656420140017