O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott

Autores

  • Marie Claire Sekkel Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140016

Resumo

Resumo O presente estudo tem como tema central o brincar, e parte do pressuposto de sua importância fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da cultura. Trata-se de uma pesquisa teórica cujo objetivo é a discussão e articulação do conceito de brincadeira em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Parte-se da introdução ao pensamento de Winnicott para em seguida colocá-lo em diálogo com algumas ideias de Benjamin sobre o brincar. Ambos os autores destacam a importância da brincadeira na cultura e colocam em evidência sua dimensão psicológica. Os fenômenos transicionais de Winnicott e a doutrina das semelhanças de Benjamin apontam para o instante em que se criam as condições culturais, históricas e psicológicas para a invenção dos mundos que passamos a habitar.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott . (2016). Psicologia USP, 27(1), 86-95. https://doi.org/10.1590/0103-656420140016