Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno

Autores

  • Luciana Dadico Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420160015

Palavras-chave:

leitura, experiência, formação do indivíduo, literatura, Theodor Adorno

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a leitura de livros de literatura e a formação cultural do indivíduo [Bildung], partindo das contribuições críticas de Theodor Adorno. Esta discussão é norteada pelas seguintes perguntas: Como a leitura de livros participa da formação do indivíduo (ou da semiformação)? Qual o papel da experiência estética para a análise da obra literária? Como a semiformação pode comprometer esta experiência? Para conduzir essa reflexão, recupero alguns conceitos e categorias estéticas utilizados por Adorno, como aqueles de experiência, esquema e análise imanente, bem como pesquisas sociológicas do autor capazes de contribuir para uma caracterização da experiência de leitura. Sob essa perspectiva, proponho uma reflexão acerca dos problemas que envolvem a leitura de livros e a formação cultural do indivíduo no contexto atual.

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Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno. (2017). Psicologia USP, 28(2), 179-188. https://doi.org/10.1590/0103-656420160015