Reflexões sobre a formação do indivíduo: considerações sobre a ideia de compaixão

Autores

  • Alex Sandro Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420160028

Palavras-chave:

compaixão, formação do indivíduo, tragédia grega, teoria crítica

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos do conceito de compaixão na filosofia da chamada Teoria Crítica da Sociedade e na tragédia grega na tentativa de compreender os significados e as formas a ele atribuídos. O intuito é chegar aos aspectos relacionados com a formação social dominante, indagando como se configuram as relações humanas, o processo de sociabilidade e a ideia de experiência. Para essa discussão, o texto está dividido da seguinte forma: será feita uma breve introdução do tema com base em alguns escritos de Horkheimer e Adorno; em seguida, serão discutidas as ambiguidades e contradições atribuídas ao conceito de compaixão; serão apresentados alguns episódios presentes nas tragédias gregas nas quais o sentimento de compaixão aparece. E, finalmente, serão discutidos aspectos relacionados com a formação social dominante no contexto da sociedade de massas.

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Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Reflexões sobre a formação do indivíduo: considerações sobre a ideia de compaixão. (2017). Psicologia USP, 28(2), 239-246. https://doi.org/10.1590/0103-656420160028