A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas

Autores

  • Beatriz Alves Viana Universidade Federal do Ceará
  • Luis Achilles Rodrigues Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Camilla Araújo Lopes Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Adeline Annelyse Marie Stervinou Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420170011

Palavras-chave:

lalíngua, música, autismo, psicanálise

Resumo

Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como material explorado, utilizaram-se relatos de experiência de profissionais e trabalho no grupo de extensão. A relação de lalíngua com a música é apresentada a partir da consideração dos jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo que trazem elementos marcantes à própria constituição do sujeito, situando-nos diante de uma diacronia, também presente em lalíngua. Com isso, pode-se pensar como o estudo desse conceito nos auxilia na compreensão da relação primordial do sujeito com Outro, especialmente no autismo.

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. (2017). Psicologia USP, 28(3), 337-345. https://doi.org/10.1590/0103-656420170011