Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses

Autores

  • Marina Fuertes Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação
  • Sofia Castro Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação
  • Maria João Alves Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação
  • Anabela Faria Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira
  • Tiago Osório Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação
  • Otília Sousa Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420160154

Palavras-chave:

interação, fala dirigida às crianças, gênero, parentalidade

Resumo

Neste estudo são comparadas a interação e a linguagem dirigida aos filhos(as) pelos pais e mães, para analisar as diferenças e semelhanças entre as díades. Para o efeito, foram videogravadas durante uma situação de brincadeira livre 80 díades - 40 crianças (25 meninas e 15 meninos) de 15 meses em interação com os respetivos pai e mãe. Os resultados revelam que não há diferenças significativas na forma de os pais e as mães interagirem com seus filhos e filhas. Contudo, observam-se diferenças na linguagem dirigida às crianças por pais e mães, em particular em comportamentos de nomeação e avaliação positiva. Para além das diferenças são de sublinhar correlação positiva quer na interação, quer na comunicação de pais que coabitam.

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses. (2017). Psicologia USP, 28(3), 346-357. https://doi.org/10.1590/0103-656420160154