Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento

Autores

  • Marcelo Frota Lobato Benvenuti Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
  • Thais Porlan de Oliveira Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
  • Leticia Albernaz Guimarães Lyle Instituto Singularidades

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420160135

Palavras-chave:

análise do comportamento, comportamento social, afeto, aprendizagem

Resumo

Nosso objetivo neste ensaio é refletir sobre a necessidade de uma visão integrada do desenvolvimento da cognição e do afeto para o planejamento acadêmico. O estudante a todo tempo manipula e transforma o ambiente ao seu redor. Relações sociais que se desenvolvem nesse contexto envolvem unidades comportamentais entrelaçadas em que indivíduos ora atuam sobre o ambiente, transformando-o, ora funcionam como aspectos críticos do ambiente em que outros atuam. Este texto aponta a necessidade de identificar relações entre o sujeito que se comporta e seu ambiente social. Um recurso prático para lidar com questões do campo do afeto e da cognição no ensino envolve identificar e lidar com as consequências sociais do comportamento. Críticas da noção de reforço para a análise do comportamento humano são debatidas levando em conta a necessidade de explorar melhor a complexidade do comportamento humano em contextos sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento. (2017). Psicologia USP, 28(3), 368-377. https://doi.org/10.1590/0103-656420160135