Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420160120Palavras-chave:
adolescência, puberdade, conceito, Lacan, VygotskyResumo
Este artigo apresenta um exame da relação, apontada por Lacan, entre a maturação do objeto a na puberdade e a formação dos conceitos, com ênfase na interlocução entre esse psicanalista e Vygotsky. Na perspectiva vygotskiana, a entrada no pensamento conceitual só se efetua a partir da maturação pubertária, em virtude das novas funções psíquicas adquiridas nessa fase. Essa concepção corrobora a proposição lacaniana de que as transformações decorrentes do encontro com o objeto na puberdade - tempo lógico em que o sujeito tem que se haver com a falta de uma maneira inédita - proporcionam a assimilação dos conceitos. Considerando que se trata de um debate de fundo que não é evidente no contexto em que aparece na obra de Lacan, propõe-se investigar a finalidade dessa interlocução na elaboração lacaniana sobre a puberdade, que constitui uma importante contribuição à abordagem psicanalítica da adolescência.Downloads
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Publicado
2017-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Vygotsky com Lacan: considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência. (2017). Psicologia USP, 28(3), 432-440. https://doi.org/10.1590/0103-656420160120