Psicanálise e cinema: aplicação da análise fílmica para a aprendizagem do conceito de inconsciente

Autores

  • Elizabeth Fátima Teodoro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Daniela Paula do Couto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mardem Leandro Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Roberto Lopes Mendonça Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e180141

Palavras-chave:

ensino-transmissão, Freud, Lacan, teoria psicanalítica, vinhetas cinematográficas

Resumo

Partindo da constatação acadêmica da importância do ensino-transmissão da psicanálise na universidade, este artigo objetiva ser uma peça demonstrativa do quanto o aprendizado do conceito psicanalítico – inconsciente – pode ser facilitado por meio da linguagem cinematográfica. Para tanto, a investigação teórica e a análise fílmica psicanalítica foram escolhidas como métodos de pesquisa, estes balizados pela psicanálise aplicada. Utilizam-se filmes consagrados pela mídia, que vão desde Psicose, de Alfred Hitchcock, até Alice no país das maravilhas, de Tim Burton, a fim de dispor em movimento a conceituografia psicanalítica que organiza o conceito de inconsciente em Freud e Lacan. Observa-se, assim, que a novidade freudiana consistiu em desatrelar o inconsciente da consciência e elevá-lo ao estatuto de instância psíquica que se expressa por meio de sonhos, atos falhos, chistes e outros. A partir dessa concepção, posteriormente Lacan propõe o inconsciente estruturado como linguagem provendo o fio fundamental dos laços sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Fátima Teodoro, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

  • Daniela Paula do Couto, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

  • Mardem Leandro Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

  • Roberto Lopes Mendonça, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Psicanálise e cinema: aplicação da análise fílmica para a aprendizagem do conceito de inconsciente. (2021). Psicologia USP, 32, e180141. https://doi.org/10.1590/0103-6564e180141