Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação

Autores

  • Silvia A. O. C. Martinez Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amauri C. Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190148

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, hermenêutica simbólica, unus mundus, interfaces na educação

Resumo

Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias.

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Biografia do Autor

  • Silvia A. O. C. Martinez, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Amauri C. Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação. (2021). Psicologia USP, 32, e190148. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190148