Linguagem e relação com os outros: contribuições da fenomenologia de Merleau-Ponty para a psicoterapia infantil

Autores

  • Rosa Angela Cortez de Brito Universidade de Fortaleza
  • Willyan da Costa Mota Universidade de Fortalez
  • Lucas Bloc Universidade de Fortaleza
  • Virginia Moreira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200085

Palavras-chave:

linguagem, intersubjetividade, fenomenologia, psicoterapia humanista-fenomenológica, ludoterapia

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é discutir a noção de linguagem e a relação com os outros na fenomenologia de Merleau-Ponty como possível fundamento para a psicoterapia humanista-fenomenológica com crianças. Para Merleau-Ponty, a linguagem se apresenta como experiência viva e intersubjetiva, e o reconhecimento de si e de outrem pela criança não se daria na intelecção, mas pela dimensão experiencial. O psicoterapeuta escuta a criança naquilo que ela tem a dizer e sua participação se dá como reconhecimento e afetação diante da linguagem infantil. A relação se constitui numa dupla reversibilidade: reconhecimento do outro pela criança em sua própria experiência de corpo e dos sentimentos manifestos acerca de outrem; e afetação do encontro vivenciado tanto pelo psicoterapeuta como pela criança. Concluímos que esta proposta representa uma fecunda contribuição para a psicoterapia humanista-fenomenológica com crianças ao privilegiar a compreensão da criança para além dos estereótipos e noções cristalizadas de infância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosa Angela Cortez de Brito, Universidade de Fortaleza

    Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

  • Willyan da Costa Mota, Universidade de Fortalez

    Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

  • Lucas Bloc, Universidade de Fortaleza

    Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

  • Virginia Moreira, Universidade de Fortaleza

    Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Linguagem e relação com os outros: contribuições da fenomenologia de Merleau-Ponty para a psicoterapia infantil. (2021). Psicologia USP, 32, e200085. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200085