Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias

Autores

  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco
  • Fraulein Vidigal de Paula Universidade de São Paulo-USP
  • Maria Tarciana Almeida Barros Miller Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e210047

Palavras-chave:

prosódia, fluência, compreensão da leitura, ensino fundamental

Resumo

Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.

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Biografia do Autor

  • Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

  • Fraulein Vidigal de Paula, Universidade de São Paulo-USP

    Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil

  • Maria Tarciana Almeida Barros Miller, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Psicologia, PE, Brasil

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias. (2021). Psicologia USP, 32, e210047. https://doi.org/10.1590/0103-6564e210047