Imagem, cinema e psicologia: compondo aproximações entre arte e ciência

Autores

  • Gabriel Bueno Faculdade Cesusc
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200101

Palavras-chave:

cinema, psicologia, imagem, Deleuze, Benjamin

Resumo

Imagem, cinema e psicologia – este artigo tece um diálogo entre esses três complexos e abrangentes temas para desenvolver algumas aproximações teórico-conceituais entre arte e ciência. Tendo como referência a arte cinematográfica, alguns dos recursos técnicos utilizados na composição de suas obras e conceitos oriundos dessa linguagem, o artigo procura içar pontes que partam do campo da estética para agregar reflexões referentes aos processos de subjetivação. Esta alçada tem como horizonte a filosofia da imagem e do tempo de Gilles Deleuze entrelaçada à compreensão benjaminiana da imagem como constituinte do pensamento e o tempo como um eterno agora que não cessa de se atualizar. Ambas as teorias são abordadas de forma dialógica para estabelecer cruzamentos com outros pensadores do cinema e da cultura, bem como com algumas obras fílmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Bueno, Faculdade Cesusc

Faculdade Cesusc, Florianópolis, SC, Brasil

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

Bueno, G. ., & Zanella, A. V. (2022). Imagem, cinema e psicologia: compondo aproximações entre arte e ciência. Psicologia USP, 33, e200101. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200101

Edição

Seção

Artigos