O ensino da psicanálise na graduação em psicologia: cursos e percursos no estado do Acre

Autores

  • Larissa Oliveira França Universidade Federal do Acre
  • Maria Liliane Gomes dos Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190174

Palavras-chave:

Universidade, Psicologia, Psicanálise

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos de psicanálise ensinados nos cursos de psicologia do Acre por meio das ementas das disciplinas e bibliografias correspondentes, registradas nos projetos pedagógicos curriculares dos quatro cursos existentes no estado. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e fonte do tipo documental, que recorreu à análise de conteúdo para conduzir a interpretação dos dados. Os resultados indicaram ementas com ênfase no ensino freudiano e privilégio de publicações nacionais. Entre as lacunas identificadas, destaca-se a carência de conteúdos a respeito da pesquisa psicanalítica e da clínica para além do modelo clássico, o que convoca a implementação de mudanças que possam subsidiar as investigações e as práticas no contexto amazônico, além de fomentar o desenvolvimento desta abordagem tendo como horizonte o percurso formativo que a disciplina freudiana exige.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Oliveira França, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Maria Liliane Gomes dos Santos, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

França, L. O., & Santos, M. L. G. dos. (2022). O ensino da psicanálise na graduação em psicologia: cursos e percursos no estado do Acre. Psicologia USP, 33, e190174. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190174

Edição

Seção

Artigos