O ensino da psicanálise na graduação em psicologia: cursos e percursos no estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e190174Palavras-chave:
Universidade, Psicologia, PsicanáliseResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos de psicanálise ensinados nos cursos de psicologia do Acre por meio das ementas das disciplinas e bibliografias correspondentes, registradas nos projetos pedagógicos curriculares dos quatro cursos existentes no estado. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e fonte do tipo documental, que recorreu à análise de conteúdo para conduzir a interpretação dos dados. Os resultados indicaram ementas com ênfase no ensino freudiano e privilégio de publicações nacionais. Entre as lacunas identificadas, destaca-se a carência de conteúdos a respeito da pesquisa psicanalítica e da clínica para além do modelo clássico, o que convoca a implementação de mudanças que possam subsidiar as investigações e as práticas no contexto amazônico, além de fomentar o desenvolvimento desta abordagem tendo como horizonte o percurso formativo que a disciplina freudiana exige.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psicologia USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.