O estudo do comportamento, a dicotomia inato vs. aprendido e sua (possível) superação

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DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e210154

Palavras-chave:

comportamento, inato, aprendido, Etologia, Behaviorismo

Resumo

O debate inato vs. aprendido continua presente na Academia, bem como na sociedade. Considerando tal cenário, este artigo apresenta o desdobrar das discussões que giram em torno das influências ambientais e genéticas, na gênese dos comportamentos. Para isso, primeiramente é apresentada uma reflexão acerca da definição de comportamento com a finalidade de apresentar o objeto da discussão, bem como a imprecisão em sua caracterização. Posteriormente, são destacadas as principais diferenças entre o pensamento behaviorista e o etológico, e em como essas diferenças impactaram a condução de pesquisas, além de sustentar discursos eugenistas e/ou discriminatórios. Por último, disserta-se sobre uma abordagem não-dicotômica ao tema, na forma dos Sistemas em Desenvolvimento, como uma proposta de superação do debate em questão.

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2024-04-05

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Como Citar

O estudo do comportamento, a dicotomia inato vs. aprendido e sua (possível) superação. (2024). Psicologia USP, 35, e210154. https://doi.org/10.1590/0103-6564e210154