Relação entre o autoconceito de pré-adolescentes e resolução de conflitos interpessoais
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
conflito interpessoal, autoconceito, pré-adolescentesResumo
Pesquisas têm evidenciado relações entre estratégias de resolução de conflitos e variáveis como idade, sexo, nível socioeconômico e cultura. Porém, a relação das estratégias com aspectos do funcionamento psicológico como o autoconceito tem sido pouco investigada, especialmente na pré-adolescência. Esta pesquisa tem como objetivo verificar a existência de relações entre as estratégias de resolução de conflitos de pré-adolescentes e o seu autoconceito. Estas foram analisadas por meio das respostas dos participantes sobre o que fariam em situações de conflito descritas no Children’s Action Tendency Scale (CATS). O questionário contém dez situações de conflito, ao final dos quais se pede que seja descrita a reação a cada uma. O autoconceito foi avaliado por meio das respostas dos participantes às vinte afirmações da Escala Multidimensional de Autoconceito para pré-adolescentes (AF5) sobre autoconceito e relações interpessoais. Os dados obtidos passaram por testes de correlação, verificando-se a associação entre estratégias como a assertiva e dimensões do autoconceito.
Downloads
Referências
Andrades-Moya, J. (2020). Convivencia escolar en Latinoamérica: uma revisión bibliográfica. Revista Electrónica Educare, 24(2), 346-368. Recuperado de https://www.redalyc.org/journal/1941/194163269017/194163269017.pdf
Baptista, M. N., Rueda, F. J. M., & Brandão, E. M. (2017). Suporte familiar e autoconceito infanto-juvenil em acolhidos, escolares e infratores. Psicologia e Pesquisa, 11(1), 55-64. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-12472017000100007
Basílio, L. R. M., Roazzi, A., & Nascimento, A. M. (2016). Natureza, desenvolvimento e possibilidades de transformação do self e do autoconceito: refletindo sobre o papel das interações sociais para a estruturação e dinâmica transformacional. Revista AMAzônica, XVI(2), 250-269. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/9140/6568
Carranza Esteban, R. F., & Bermúdez-Jaimes, M. E. (2017). Análisis psicométrico de la Escala de Autoconcepto AF5 de García y Musitu en estudiantes universitarios de Tarapoto (Perú) / Psychometric analysis of García and Musitu’s AF5 Self-Concept Scale on college students in Tarapoto (Perú). Interdisciplinaria, 34(2), 459-472. https://doi.org/10.16888/interd.2017.34.2.13
Carvalho, R. G., Fernandes, E., Câmara, J., Gonçalves, J. A., Rosário, J., Freitas, S., & Carvalho, S. (2017). Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar. Estudos de Psicologia, 34(3), 379-388. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000300006
Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares. Psico, 39(1), 21-27. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1526
Costa, B. C., & Fleith, D. S. (2019). Prediction of Academic Achievement by Cognitive and Socio-emotional variables: a systematic review of literature. Temas em Psicologia, 27(4), 977-991. https://doi.org/10.9788/TP2019.4-11
Cruvinel, M., & Boruchovitch, E. (2009). Autoconceito e Crenças de Auto eficácia de Crianças com e sem sintomatologia Depressiva. Revista Interamericana de Psicologia, 43(3), 586-593. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0034-96902009000300019&script=sci_abstract
Deluty, R. H. (1979). The children’s action tendency scale: A self-report measure of aggressiveness, assertiveness and submissiveness in children. Journal of Consulting Psychology, 47(6), 1061-1071. https://doi.org/10.1037/0022-006X.47.6.1061
García, F., & Musitu, G. (2014). AF-5: Autoconcepto Forma 5 (4a ed.). Madrid, ES: TEA Ediciones. Recuperado de https://web.teaediciones.com/ejemplos/af-5_manual_2014_extracto.pdf
García-Grau, P., Pérez, D. A., Moreno, F. C., & Prado-Gascó, V. J. (2014). Self-concept in preadolescence: A brief version of AF5 scale. Motriz, 20(2), 151-157. https://doi.org/10.1590/S1980-65742014000200004
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Kikas, E., Peets, K., Tropp, K., & Hinn, M. (2009). Associations between verbal reasoning, normative beliefs about aggression and different forms of aggression. Journal of Research on Adolescence, 19(1), 137-149. https://doi.org/10.1111/j.1532-7795.2009.00586.x
Leme, M. I. S. (2004). Resolução de conflitos interpessoais: Interação entre cognição e afetividade na cultura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(3), 367-380. https://doi.org/10.1590/s0102-79722004000300010
Leme, M. I. S., & Carvalho, A. M. (2014). Resolução de conflitos por pré-adolescentes e a opinião de pais e professores. Boletim de Psicologia, 64(141), 195-212. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432014000200008
Leme, M. I. S., Bechara, L., & Kfouri, M. (2018). An Exploratory Study of Forgiveness’ Place into the Interpersonal Conflicts of Pre-teenagers. Psico-USF, 23(3), 409-423. https://doi.org/10.1590/1413-82712018230302
Lourenço, A. A., & Paiva, M. O. A. (2015). Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar. Estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE). In 9o Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2o Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Lisboa: UFP. Recuperado de https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/473/1/
Macedo, L. S. R., & Sperb, T. M. (2013). Regulação de Emoções na Pré-Adolescência Influência da Conversação Familiar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(2), 133-140. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200002
Martins, A. M., Machado, C., & Bravo, M. H. (2015). O que revela a Prova Brasil sobre situações de conflitos em escolas públicas? Cenários delineados pela visão dos docentes. Educação Temática Digital, 17(3), 473-487. https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8635363
Matas, A. (2018). Diseno del formato de escalas tipo Likert: un estado de la cuestión. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 38-47. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1347
Neves, S. P., & Faria, L. (2009). Autoconceito e auto eficácia: semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, (6), 206-218. Recuperado de https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/1330
Noll, R. B., Zeller, M. H., Vannatta, K., Bukowski, W. M., & Davies, W. H. (1997). Potential bias in classroom research: Comparison of children with permission and those who do not receive permission to participate. Journal of Clinical Child Psychology, 26(1), 36-42. https://doi.org/10.1207/s15374424jccp2601_4
Oyserman, D. (2001). Self-concept and Identity. In A. Tesser & N. Schwarz (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intraindividual processes (pp. 212-255). Malden, MA: Blackwell. Recuperado de https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/89946/oyserman__2001.pdf?seq
Sá, M. M. C. B. (2019). Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar: como reagem os pré-adolescentes (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco). Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39166
Sacilotto, A. L., & Abaid, J. L. W. (2021). Autoconceito em adolescentes e suas relações com desempenho escolar e práticas parentais. BarBarói, (58), 30-46. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.4320
Sarriera, J. C., Casas, F., Bedin, L. M., Abs, D., Santos, B. R., Borges, F. C., & González, M. (2015). Propriedades psicométricas da Escala de Autoconceito Multidimensional em adolescentes brasileiros. Avaliação Psicológica, 14(2), 281-290. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.13
Schiavoni, A., & Martinelli, S. C. (2012). O autoconceito de estudantes aceitos e rejeitados no contexto escolar. Psicologia Argumento, 30(69), 297-305. Recuperado de https://biblat.unam.mx/hevila/Psicologiaargumento/2012/vol30/no69/10.pdf
Simões, N. C., & Castro, P. F. (2018). Avaliação psicológica em escolares: Relação entre personalidade, autoconceito e habilidades sociais. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 11(1), 27-40. https://doi.org/10.36298/gerais2019110104
Simões, F., Rodrigues, L., Esgalhado, G., & Guimarães, C. (2008). Desenvolvimento do autoconceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 327-336. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200004
Yamini, S., Fousiani, K., & Wisse, B. (2023). Self-construal, face concerns and conflict management strategies: A meta-analysis. Cross Cultural & Strategic Management, 30(2), 375-412. https://doi.org/10.1108/CCSM-07-2021-0130
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Psicologia USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.