“O hoje afetando o amanhã”: pesquisando gravidez na adolescência no cotidiano escolar

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DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

gravidez na adolescência, maternidade, paternidade, escola, pesquisa-intervenção

Resumo

Este artigo analisou o processo de construção e execução de uma pesquisa acerca da gravidez na adolescência com jovens do ensino médio no cotidiano de uma escola pública estadual de Fortaleza-CE, a partir de um estudo qualitativo com base na pesquisa-intervenção. Por meio de um curso de extensão para estudantes secundaristas, desenvolveu-se uma pesquisa na escola em que as próprias jovens da escola pública foram copesquisadoras do tema gravidez na adolescência no cotidiano escolar. Utilizou-se as ferramentas metodológicas de diários de campo, questionário on-line e restituição. Os resultados mostraram que há diferenças nos papéis de mãe e pai na adolescência, dificuldades para a conclusão da vida escolar e prejuízos na inserção no mercado de trabalho, principalmente para as meninas. Portanto, a pesquisa possibilitou problematizar o lugar de representatividade das pautas de maternidade e paternidade fomentando espaços de escuta e dialogicidade na promoção da equidade com estudantes que experienciam a maternidade e paternidade.

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Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“O hoje afetando o amanhã”: pesquisando gravidez na adolescência no cotidiano escolar . (2024). Psicologia USP, 35, e220115. https://doi.org/10.1590/