“O hoje afetando o amanhã”: pesquisando gravidez na adolescência no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
gravidez na adolescência, maternidade, paternidade, escola, pesquisa-intervençãoResumo
Este artigo analisou o processo de construção e execução de uma pesquisa acerca da gravidez na adolescência com jovens do ensino médio no cotidiano de uma escola pública estadual de Fortaleza-CE, a partir de um estudo qualitativo com base na pesquisa-intervenção. Por meio de um curso de extensão para estudantes secundaristas, desenvolveu-se uma pesquisa na escola em que as próprias jovens da escola pública foram copesquisadoras do tema gravidez na adolescência no cotidiano escolar. Utilizou-se as ferramentas metodológicas de diários de campo, questionário on-line e restituição. Os resultados mostraram que há diferenças nos papéis de mãe e pai na adolescência, dificuldades para a conclusão da vida escolar e prejuízos na inserção no mercado de trabalho, principalmente para as meninas. Portanto, a pesquisa possibilitou problematizar o lugar de representatividade das pautas de maternidade e paternidade fomentando espaços de escuta e dialogicidade na promoção da equidade com estudantes que experienciam a maternidade e paternidade.
Downloads
Referências
Aguiar, K. F., & Rocha, M. L. (2007). Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Psicologia: ciência e profissão, 27(4), 648-663.
Almeida, U. R., César, J. M., Luciano, L. D. S., & Carvalho, P. H. (2018). A devolutiva como exercício ético-político do pesquisar. Fractal: Revista de Psicologia, 30(2), 204-213.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.
Brigagão, J. I. M, & Gonçalves, R. (2009). Promoção de saúde e empoderamento: oficinas com jovens mães de Ermelino Matarazzo. Revista Cultura e Extensão USP, 1(1), 43-48.
Ceará. (2010, 12 de janeiro). Secretaria da Educação. Chamada Pública para Adesão ao Projeto Diretor de Turma. Fortaleza: Secretaria da Educação.
Crenshaw, K. (2002). Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, 10(1), 171-188.
Gaia, S. B. R., Araújo Menezes, J., & Silva, R. A. (2020). Maternidade e escolarização: Reflexões sobre os direitos sexuais e reprodutivos em uma instituição escolar pública. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 21(1), 82-90.
Gonçalves, L. T. L., & Miranda, L. L. (2022). Possíveis relações entre gênero, sexualidade e escola: Composições de uma pesquisa-intervenção com jovens estudantes. Psicologia Argumento, 40(110), 2209-2238.
Kastrup, V. (2008). O Método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-intervenção. In L. Castro & V. L. Besset (Orgs), Pesquisa Intervenção na Infância e Juventude (pp. 465-489). Rio de Janeiro, RJ: Nau Editora.
Kastrup, V., & Passos, E. (2013). Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, 25(2), 263-280.
Leite, I. L. S., & Bezerra, L. M. P. D. S. (2020). Margens, mulheres e maternidades: tecendo diálogos interseccionais. Revista de Ciências Sociais, 51(2), 307-336.
Lourau, R. (1993). Análise institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: UERJ.
Louro, G. L. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes.
Menezes, J. A., Leite, M. O., Barbosa, E. S., & Adrião, K. G. (2012). Gravidez e maternidade na adolescência e suas repercussões no processo de escolarização. Revista PerCursos, 13(2), 134-154.
Ministério da Saúde. (2019). Semana nacional vai conscientizar para evitar a gravidez na adolescência. Brasília, DF: Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde. (2020). Prevenção de gravidez na adolescência é tema de campanha nacional. Brasília, DF: Ministério da Saúde.
Miranda, L. L., El Khouri, M. M., Souza Filho, J. A., & de Oliveira, E. N. P. (2017). O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s). Revista de Psicologia, 8(1), 53-64.
Miranda, L. L., Fine, M., Torre, M. E. (2020). Possible Connections Between Intervention Research (IR-Brazil) and Critical Participatory Action Research (CPAR-USA). Trends in Psychology, 28, 133-147.
Miranda, L. L., Oliveira, P. S. N., Souza Filho, J. A. D., & Sousa, S. K. R. B. (2018). A Relação universidade-escola na formação de professores: Reflexões de uma pesquisa-intervenção. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(2), 301-315.
Miranda, L. L., Gonçalves, S. D., Barros, E. E. S., Gonçalves, L. T. L., & Queiroz, A. A. (2020). Jovens pesquisadores do cotidiano escolar: uma análise do processo de pesquisa. In J. P. P. Barros, D. C. Antunes, R. P. Méllo. (Orgs.), Políticas de vulnerabilização social e seus efeitos: estudos do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) (pp. 264-283). Fortaleza, CE: Imprensa Universitária.
Nunes, S. A. (2012). Esperando o futuro: a maternidade na adolescência. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 22(1), 53-75.
Oliveira, R. C. M. (2014). (Entre)linhas de uma pesquisa: o diário de campo como dispositivo de (in) formação na/da abordagem (auto)biográfica. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 2(4), 69-87.
Orlandi, R., & Toneli, M. J. F. (2008). Adolescência e paternidade: sobre os direitos de criar projetos e procriar. Psicologia em estudo, 13(2), 317-326.
Paulon, S. (2005). A Análise de implicação como ferramenta na pesquisa-intervenção. Psicologia & Sociedade, 17(3), 18-25.
Ponciano, J. K., Lima, M. R. C., Lima, J. M., Santos, S. L. G., & Ferro, E. G. (2019). A maternidade e a evasão escolar das jovens no ensino médio: considerações preliminares. Artefactum – Revista de estudos em linguagem e tecnologia, 18(1).
Rocha, M. L. D., & Aguiar, K. F. D. (2003). Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão, 23(4), 64-73.
Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2013). A escola e “as barrigas”: relações possíveis? Contexto & Educação, 28(90), 183-206.
Saito, M. I., & Leal, M. M. (2000). Educação sexual na escola. Pediatria, 22(1), 44-48.
Santos, N. I. S, & Barone, L. R. (2007). Uma pesquisa-intervenção em análise: militância, sobre implicação ou ato político? In A. Marcondes, A. Fernandes & M. Rocha (Orgs.), Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação (pp. 67-86). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Silva, R. C. P. D., & Megid Neto, J. (2006). Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência & Educação (Bauru), 12(2), 185-197.
Torre, M. E. (2014). Participatory action research. In T. Teo (Ed.), Encyclopedia of Critical Psychology (pp. 1323-1327). New York: Springer.
Torre, M. E., Stoudt, B., Manoff, E., & Fine, M. (2017). Critical participatory action research on state violence: Bearing wit (h) ness across fault lines of power, privilege, and dispossession. In N. K. Denzin, Y. S. Lincoln (Eds.), The SAGE handbook of qualitative research (pp. 492-515). Thousand Oaks: Sage.
Zinet, C. (2016, 20 de janeiro). Gravidez é responsável por 18% da evasão escolar entre meninas. Portal Geledés. Recuperado de https://www.geledes.org.br/gravidez-e-responsavel-por-18-da-evasao-escolar-entre-meninas/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Psicologia USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.