Conhecimento de alunos do ensino médio sobre a história do esporte

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DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

educação física, esporte, indústria cultural, teoria crítica

Resumo

Este artigo busca analisar o conhecimento de alunos do ensino médio sobre a história do esporte. Elaborou-se um questionário sobre a temática, respondido por 148 discentes de escolas públicas do noroeste do Paraná, cujos dados foram analisados à luz da teoria crítica da sociedade. Os alunos participantes indicaram rupturas entre as diferentes manifestações corporais, de períodos históricos distintos, acerca das regras, técnicas corporais, níveis de violência física e sentidos e significados dessas práticas, com predomínio da associação do esporte à Antiguidade, sem o reconhecimento deste como um fenômeno contemporâneo. Esse entendimento, influenciado pela indústria cultural, dificulta a reflexão sobre as manifestações corporais violentas como reprodução da própria dominação social.

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Publicado

2024-09-11

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Conhecimento de alunos do ensino médio sobre a história do esporte . (2024). Psicologia USP, 35. https://doi.org/10.1590/