A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação

Autores

  • Maria Cristina Machado Kupfer Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100008

Palavras-chave:

Família, Educação, Psicanálise

Resumo

O presente trabalho discute as concepções psicanalíticas a respeito da família e da educação, procurando demonstrar que, para a Psicanálise, a família não é entendida como um modulo da vida social, mas como uma estrutura no seio da qual se constitui a posição de um sujeito frente à sexuação. Por isso, o estudo das relações entre família e educação parece não caber no âmbito da Psicanálise. Porém, os escritos de Jurandir Freire Costa, um psicanalista preocupado em discutir as relações entre os determinantes sócio-culturais e os psicanalíticos, ajudam a apontar na direção de uma integração entre as leituras sociológica e psicanalítica da família e da educação.

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Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação . (1992). Psicologia USP, 3(1-2), 77-82. https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100008