A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100008Palavras-chave:
Família, Educação, PsicanáliseResumo
O presente trabalho discute as concepções psicanalíticas a respeito da família e da educação, procurando demonstrar que, para a Psicanálise, a família não é entendida como um modulo da vida social, mas como uma estrutura no seio da qual se constitui a posição de um sujeito frente à sexuação. Por isso, o estudo das relações entre família e educação parece não caber no âmbito da Psicanálise. Porém, os escritos de Jurandir Freire Costa, um psicanalista preocupado em discutir as relações entre os determinantes sócio-culturais e os psicanalíticos, ajudam a apontar na direção de uma integração entre as leituras sociológica e psicanalítica da família e da educação.Downloads
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Publicado
1992-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação . (1992). Psicologia USP, 3(1-2), 77-82. https://doi.org/10.1590/S1678-51771992000100008