Manipulação de envolvimento de ego via para-instruções experimentais: efeitos sobre estados de ânimo e desempenho edutivo em resolução de problemas

Autores

  • Fernando C. Capovilla Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Alessandra Gotuzo S. Capovilla Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Elizeu Coutinho de Macedo Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Carlos Eduardo Costa Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Marcelo Duduchi Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100008

Palavras-chave:

Autopercepção, Locus de controle interno-externo, Solução de problemas, Expectativas, Estados emocionais

Resumo

O estudo examina relações entre atribuição de causalidade, estado de ânimo, envolvimento de ego e desempenho cognitivo num contexto de artefatos de pesquisa. Para-instruções eram apresentadas imediatamente antes de uma tarefa computadorizada de resolução de problemas (Nomos), para produzir alto envolvimento de ego num grupo de sujeitos, e baixo noutro. As primeiras atribuíam o desempenho em Nomos ao atributo estável interno"inteligência"; as segundas, ao instável externo"qualidade do software". Foram avaliados os efeitos das para-instruções sobre desempenho cognitivo em Nomos; e sobre estados de ânimo na Lista de Estados Presentes (LEP) aplicada antes e depois das para-instruções, e após Nomos. A habilidade cognitiva era reavaliada independentemente via Matrizes Progressivas de Raven, administrada por último. As para-instruções afetaram ambos: envolvimento de ego em LEP e desempenho cognitivo em Nomos. Os efeitos sobre ânimo restringiram-se a Nomos, não afetando o desempenho em Raven. As para-instruções de alto-envolvimento diminuíram o ânimo de descompromisso com a tarefa, as de baixo-envolvimento diminuíram o de compromisso. Em consequência da para-instrução de alto envolvimento, compromisso foi significantemente maior que descompromisso. O desempenho cognitivo em Nomos foi melhor sob alto envolvimento que sob baixo. Apenas sob alto envolvimento houve correlação positiva entre desempenhos em Nomos e Raven.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Manipulação de envolvimento de ego via para-instruções experimentais: efeitos sobre estados de ânimo e desempenho edutivo em resolução de problemas . (1996). Psicologia USP, 7(1-2), 143-182. https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100008