O método comparativo na origem da psicologia da arte

Autores

  • Arley Andriolo Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho; Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200003

Palavras-chave:

Arte^i1^sPsicolo, Alteridade, Arte degenerada

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar o surgimento do método comparativo nas interpretações psicológicas das produções artísticas da Europa e do Brasil. Utilizam-se os discursos da Psiquiatria no início do século XX, notando como as interpretações básicas acerca da Psicologia da Arte foram permeadas pelo método comparativo. Este, por sua vez, carregou consigo um risco de análise, o de encontrar na arte uma manifestação de degeneração.

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Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O método comparativo na origem da psicologia da arte. (2006). Psicologia USP, 17(2), 43-57. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200003