O método comparativo na origem da psicologia da arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200003Palavras-chave:
Arte^i1^sPsicolo, Alteridade, Arte degeneradaResumo
Este texto tem por objetivo apresentar o surgimento do método comparativo nas interpretações psicológicas das produções artísticas da Europa e do Brasil. Utilizam-se os discursos da Psiquiatria no início do século XX, notando como as interpretações básicas acerca da Psicologia da Arte foram permeadas pelo método comparativo. Este, por sua vez, carregou consigo um risco de análise, o de encontrar na arte uma manifestação de degeneração.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
O método comparativo na origem da psicologia da arte. (2006). Psicologia USP, 17(2), 43-57. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200003