Sobre a importância de conhecer e ensinar

Autores

  • Kellen M. Escaraboto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000400009

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem, Interação, Adaptação escolar

Resumo

Os primeiros dias da criança na escola são fundamentais e cruciais no processo educativo, uma vez que a maioria dos alunos, ao trocarem de turmas, escolas e professores, vivenciam, além da ansiedade, um novo processo de ser e conhecer. Esse processo é um tanto difícil para a criança, e a escola deve estar instrumentalizada para auxiliá-la nesse novo momento. Este é um relato de uma prática pedagógica realizada em uma escola de Londrina/PR nas séries de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Diante dos resultados encontrados, pode-se perceber que conhecer o aluno favorece a prática do professor, o qual poderá planejar e preparar as aulas de acordo com as necessidades específicas de seus alunos, fazendo da prática pedagógica um instrumento para a construção do ser, do aprender, do fazer e do conviver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Sobre a importância de conhecer e ensinar. (2007). Psicologia USP, 18(4), 133-146. https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000400009