Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional

Autores

  • Sabrina Ionata de Oliveira Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
  • Kathleen Sousa Oliveira Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400008

Palavras-chave:

Políticas públicas, Nutrição, Educação alimentar e nutricional

Resumo

A crescente ênfase na temática de educação alimentar e nutricional, decorrida da estratégia Fome Zero e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, bem como da mudança no perfil de morbi-mortalidade da população, tornou fundamental a reflexão sobre sua configuração enquanto ação governamental. Na estratégia Fome Zero, a educação alimentar e nutricional é prevista como ação estruturante, de tal sorte que a mesma configurou-se institucionalmente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tendo como perspectiva a promoção da segurança alimentar e nutricional. Dessa forma, a Coordenação responsável pelo desenvolvimento de ações educativas nesse Ministério promoveu duas oportunidades de reflexão: uma interna, que visava estabelecer o marco institucional da educação alimentar e nutricional no MDS, e a outra no Conselho Nacional de Segurança Alimentar, com o objetivo de subsidiar o grupo de trabalho de alimentação adequada e saudável. Dessas discussões surgiram importantes recomendações e estratégias como base para o desenvolvimento de ações educativas em alimentação e nutrição tanto para o governo como para a sociedade civil. Dentre essas recomendações, destacamos a importância de que as ações educativas sejam desenvolvidas no sentido de promover a autonomia dos indivíduos, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, respeitando as culturas alimentares e valorizando a história alimentar e a diversidade regional, ao mesmo tempo em que reconheçam os saberes populares e fomentem a biodiversidade local.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional. (2008). Psicologia USP, 19(4), 495-504. https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400008