A escola como ambiente de promoção da saúde e educação nutricional

Autores

  • Semíramis Martins Álvares Domene Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Faculdade de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400009

Palavras-chave:

Comportamento alimentar, Pobreza, Desnutrição, Alimentação escolar

Resumo

Tomar a educação como estratégia para o combate à pobreza e desnutrição é uma proposta alinhada ao propósito de crescimento e desenvolvimento de uma nação. O ambiente da escola parece ser um espaço que reúne condições únicas para a aquisição de práticas alimentares saudáveis, desde que reúne indivíduos em seus estágios iniciais de formação e educadores. O comportamento alimentar reflete o resultado de experiências vividas em diferentes níveis de relação, desde interpessoais, ambientais, comunitários e até políticos. A articulação da área de educação com a Política Nacional de Alimentação Escolar pode resultar em uma proposta de integração de caráter perene e sustentável. Contudo, a operacionalização da política enfrenta limites de ordem técnica, que merecem a atenção do nutricionista e demais gestores, e o envolvimento dos professores ainda é incipiente. O desafio é promover colaboração e troca de conhecimento entre nutrição e educação. São discutidos os parâmetros técnicos que balizam o trabalho do nutricionista, bem como os limites enfrentados pelos professores à luz da qualidade do sistema de ensino no Brasil.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A escola como ambiente de promoção da saúde e educação nutricional. (2008). Psicologia USP, 19(4), 505-517. https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400009