Cartografando estratégias de resistência construídas por educadores no cotidiano de trabalho numa escola de Vitória-ES

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Danielle Vasconcelos Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400010

Palavras-chave:

Saúde, Trabalho, Educação, Resistência

Resumo

Este estudo buscou cartografar as estratégias de resistência construídas por professores de uma escola pública municipal de ensino infantil da cidade de Vitória, considerando a dinamicidade da produção de saúde e doença. A cartografia se efetivou por meio de vivência institucional, entrevistas, construção de um diário de campo, questionários, fotografias e confrontação-validação dos resultados com o coletivo de trabalhadores. Apesar de todas as nocividades do ambiente de trabalho, os professores não se deixam paralisar e criam estratégias, novas formas de fazer seu trabalho, buscando condições menos adoecedoras para o desenvolvimento de suas atividades que, quando coletivizadas, potencializam o processo inventivo desses trabalhadores. Os resultados da pesquisa indicam a importância dessas discussões, uma vez que dão visibilidade a essas formas de luta, o que pode promover transformação do que é vivido nas escolas hoje.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cartografando estratégias de resistência construídas por educadores no cotidiano de trabalho numa escola de Vitória-ES. (2008). Psicologia USP, 19(4), 519-546. https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400010