A infância pesquisada

Autores

  • Fernanda Müller Universidade Federal de São Paulo
  • Maria de Nazareth Agra Hassen Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300009

Palavras-chave:

Infância, Ciências Sociais, Crianças, Cultura

Resumo

O artigo apresenta as ideias referenciais da pesquisa que tematiza a infância em diferentes campos do conhecimento, em especial nas ciências sociais, apontando os caminhos pelos quais a criança passa a ser concebida como ator social e como produtora de cultura e de significados. Argumenta-se que a infância demanda estudos interdisciplinares e processos flexíveis de pesquisa e que a complexidade contemporânea demanda a ruptura com um conjunto de dicotomias entre crianças e adultos, criadas na modernidade. Embora já exista um corpo interdisciplinar de estudos sobre as crianças, considera-se que, sendo a infância um fenômeno híbrido, produzido na intersecção de aspectos biológicos e sociais, sua compreensão requer maior integração de disciplinas das ciências sociais e naturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais