A questão do meio na pedologia e suas implicações pedagógicas

Autores

  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400005

Palavras-chave:

Educação infantil, Jardins de infância, Atividade pedagógica

Resumo

Este texto faz uma leitura da conferência de Vigotski sobre a questão do meio na pedologia buscando as implicações pedagógicas das ideias aí contempladas para a educação das crianças, especialmente das crianças pequenas. Destaca inicialmente a metodologia do autor que ensina seus ouvintes e leitores a pensar dialeticamente, desafio a ser enfrentado por aqueles leitores que, acostumados a pensar com a lógica formal, se propõem a compreender os estudos de Vigotski. Toma, especificamente, duas questões trazidas por Vigotski na referida conferência para refletir sobre seu significado para as práticas pedagógicas com as crianças pequenas: a linguagem oral como aspecto que condiciona a influência do meio sobre o desenvolvimento humano na infância e a especificidade do desenvolvimento cultural na infância que faz da forma ideal ou final das objetivações humanas um elemento essencial na formação e no desenvolvimento das qualidades humanas desde suas etapas mais elementares. Em ambos os casos, as reflexões desenvolvidas por Vigotski nessa conferência deflagram uma revolução no pensar e agir docentes, especialmente para a educação da pequena infância.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

A questão do meio na pedologia e suas implicações pedagógicas. (2010). Psicologia USP, 21(4), 727-739. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400005