A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação

Autores

  • Angel Pino Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Crianças, Educação infantil

Resumo

O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à  pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Pino, A. (2010). A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação. Psicologia USP, 21(4), 741-756. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400006